in

Oracle lança Unbreakable Enterprise Kernel “R5U4”

Esta é uma importante atualização para a série.

O Unbreakable Enterprise Kernel 6 é a série mais recente e melhor para o kernel da Oracle derivado do upstream Linux 5.4. Como sabemos, esta é uma boa alternativa no Oracle Linux para seu “Red Hat Compatible Kernel”. No entanto, para aqueles que ainda usam o Unbreakable Enterprise Kernel Release 5, um novo atualização foi lançada hoje.

O Unbreakable Enterprise Kernel Release 5 da Oracle é baseado na série de kernel Linux 4.14 e com UEK R5 Update 4 está na versão pontual do Linux 4.14.35.

O Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) para Oracle Linux oferece as mais recentes inovações de código aberto e otimizações de chave e segurança para nuvem corporativa e cargas de trabalho locais. É o kernel Linux que capacita o Oracle Cloud e Oracle Engineered Systems, como Oracle Exadata Database Machine, bem como Oracle Linux em plataformas Intel e AMD de 64 bits ou Arm de 64 bits.

Oracle lança Unbreakable Enterprise Kernel “R5U4”

Oracle lança Unbreakable Enterprise Kernel "R5U4"

A grande novidade nesta atualização é o suporte para o processo de reserva de espaço de endereço virtual, atualização do código do sistema de arquivos NFS e OCFS2 em comparação com o estado 4.14 upstream, mitigações Spectre V1 expandidas com back-port do Linux 5.6 e várias atualizações de driver. Também há correções de segurança e outras melhorias com o Unbreakable Enterprise Kernel Release 5 Update 4.

Mudanças importantes:

  • Funcionalidade do núcleo do núcleo.  UEK R5U4 fornece funcionalidade de núcleo central equivalente ao UEK R5U3 e mais antigo, fazendo uso da mesma versão de kernel principal, com patches adicionais para aprimorar a funcionalidade existente e fornecer algumas pequenas correções de bugs e melhorias de segurança.
  • Reserva de espaço de endereço virtual de processo. A reserva do espaço de endereço virtual do processo permite a reserva de intervalos de endereço virtual do processo; Este recurso foi desenvolvido especificamente para melhorar a estabilidade do banco de dados Oracle quando o ASLR (Address Space Layout Randomization) está ativado.
  • Sistema de arquivos e correções de armazenamento .
    • NFS. O NFS é atualizado com várias correções upstream, juntamente com melhorias e otimizações para cache de página, tratamento de chamadas RPC e clientes NFSv4.
    • OCFS2.   Problemas com o servidor kernel NFS quando hospedado no sistema de arquivos OCSF2 foram resolvidos
  • Networking. UEK R5U4 suporta portas Ethernet 1/10/25/50/100 Gb Ethernet. As portas Ethernet de 200 Gb não estão habilitadas no UEK R5U4, pois as alterações necessárias para oferecer suporte a isso afetam a ABI do kernel. Se você precisar usar portas Ethernet de 200 Gb, use UEK R6.
    • Pilha TCP aprimorada para diagnósticos.   Aprimoramentos são adicionados à pilha tcp para facilitar melhores diagnósticos por meio de pontos de rastreamento do Berkeley Packet Filter (eBPF), juntamente com várias otimizações que permitem diagnósticos e testes mais rápidos, mas também para reduzir a sobrecarga de desempenho relacionada ao rastreamento.
  • Segurança .
    • Extensões de mitigação Specter-v1.   Os patches disponíveis no kernel Linux 5.6 upstream estão incluídos para estender a mitigação de Specter-v1, evitando que cálculos de índice causem cargas especulativas no cache L1.
  • Atualizações de driver. UEK R5 suporta um grande número de hardware e dispositivos. Em estreita cooperação com fornecedores de hardware e armazenamento, a Oracle atualizou vários drivers de dispositivo das versões do Linux principal 4.14.35. Mais detalhes estão disponíveis na seção “1.2.1 Recursos e atualizações de driver notáveis” das Notas de versão.

Para obter mais detalhes sobre esses e outros novos recursos e mudanças, consulte as Notas de versão da Atualização 4 do UEK R5.

Mais detalhes sobre o Unbreakable Enterprise Kernel Release 5, Atualização 4, por meio do blog do Oracle Linux .