O renomado overclocker alemão Roman der8auer Hartung revisou recentemente uma CPU antiga para ver se uma placa-mãe mais nova e um controlador de tensão poderiam ajudá-lo a obter ainda mais desempenho (overclock) do seu já impressionante processador AMD FX-8350.
Overclock extremo em um AMD FX-8350 além de 8.1 GHz
A CPU que der8auer usou veio de sua própria coleção pessoal – um chip que ele comprou e descreve como uma das melhores amostras que ele já viu. Como você provavelmente sabe, nem todas as CPUs são criadas da mesma forma, mesmo que sejam do mesmo “wafer”. Esses itens excepcionais são muito procurados pelos overclockers.
Desta vez, o der8auer usou uma placa-mãe Asus 970 Pro Gaming / Aura ao lado da memória Corsair Vengeance 2.666 MHz DDR3 e uma PCB Elmore EVC2 que lhe permitiu ajustar manualmente as tensões.
No entanto, as coisas tiveram um início difícil quando o processador ficou preso no resfriador. Além disso, a tentativa de removê-lo do soquete resultou em alguns pinos tortos. Felizmente, ele foi capaz de dobrar os pinos de volta no lugar usando uma pequena chave de fenda e continuar com os testes.
Depois de confirmar tudo, der8auer preparou e isolou a placa-mãe e instalou um refrigerador de nitrogênio líquido e começou a testar as coisas. No final, ele alcançou 8.127 MHz (núcleo único) a uma tensão de 1.920 V a quase -180 graus Celsius. Não é um recorde mundial nem nada, mas ainda é muito impressionante, dada a idade do chip. Nessas temperaturas, o estresse no hardware é evidente quando a placa-mãe começou a deformar.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Tech Spot