Take a fresh look at your lifestyle.

OverTime, CLI de horário pra todos os time zones do mundo

Conheça este utilitário de linha de comando que possibilita que listemos horários de diferentes regiões e compará-las entre si.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

OverTime é um utilitário muito útil para gerenciarmos diferentes servidores distribuídos em todo o mundo. Nos servidores, as tarefas geralmente são executadas com um agendamento. Para executar uma configuração adequada dessas tarefas, é importante que um administrador conheça o horário que cada um de seus servidores possui. Esta é a principal razão pela qual o OverTime foi criado. Basicamente, é uma CLI que nos permitirá visualizar o horário de nossos servidores a partir do console do nosso sistema. Nesta dica, saiba como instalar o OverTime no Ubuntu.

O OverTime é um CLI de código aberto que foi desenvolvido pela Dale Inverarity usando JavaScript. Como já escrevi, isso nos permitirá visualizar o horário utilizado pelos nossos servidores espalhados pelo mundo de maneira simples e rápida e com suporte para o IANA Time Zone Database.

Em suas primeiras versões, o OverTime nos permite saber do terminal o horário de vários lugares do mundo. Nas versões futuras, este utilitário permitirá que você possa listar os servidores e compará-los de acordo com o horário de cada um. Isso pode facilitar grandemente as diferentes operações de administração nas quais estamos envolvidos.

Sua operação é simples. Ele apresenta na tela uma tabela onde as colunas são os fusos horários diferentes que queremos verificar. As linhas de cada coluna representarão 24 horas por dia. Eles também são ordenados de acordo com o pedido em que são exigidos no momento da elaboração do comando.

Esta ferramenta simples e prática nos permite ver e comparar rapidamente o horário em cada um dos nossos servidores em um determinado momento. Com esta informação, poderemos, por exemplo, criar tarefas cron. Estes devem ser executados ao mesmo tempo, mas em horários locais diferentes. Nós também podemos verificar os logs do nosso servidor e saber a hora local em que os problemas aconteceram.

Instalar o OverTime no Ubuntu

Para instalar o OverTime, temos que instalar o NodeJS. O NodeJS usa um modelo de operações de E/S orientado a eventos, o que o torna leve e eficiente. Para instalar o NodeJS, só temos que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install nodejs

Agora podemos instalar o OverTime. Esta instalação é simples em qualquer distribuição Gnu/Linux graças ao npm. A instalação será feita abrindo um terminal (Ctrl + Alt + T) e apenas execute o seguinte comando:

sudo npm install -g overtime-cli

Concluída a instalação, podemos utilizar a ferramenta no nosso terminal. Por exemplo, podemos verificar o tempo de quatro cidades ao mesmo tempo digitando o seguinte comando em nosso terminal:

overtime show America/Aruba Asia/Oral Europe/Gibraltar Indian/Cocos

OverTime

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte deste artigo Ubunlog
Comentários