Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

29/03/2021 às 17:38

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Parrot 4.11 Security OS lançado com Linux 5.10 LTS

Parrot 4.11 Security OS lançado com Linux 5.10 LTS

A distribuição Parrot Security (ParrotSec) lançou hoje a versão Parrot 4.11 com o kernel Linux 5.10 LTS. A distribuição continua tendo o Debian como base. No entanto, tem como principal foco a segurança para testes de penetração e hacking ético. O sistema mais de sete meses após o Parrot 4.10. Com o novo kernel Linux LTS (Long-Term Support) ele possui melhor suporte de hardware. Além disso, inclui componentes centrais atualizados baseados nos repositórios do Debian 10 GNU/Linux “Buster” estável.

Embora o Parrot 4.11 venha com o Linux 5.10 LTS como kernel padrão, a equipe planeja atualizar o sistema para a série de kernel Linux 5.11. Isso é possível pois o Parrot segue um modelo de lançamento contínuo. No entanto, eles não forneceram um prazo para isso, e se você instalar o Parrot 4.11, certifique-se de mantê-lo atualizado.

Parrot 4.11 Security OS lançado com Linux 5.10 LTS

Parrot 4.11 Security OS lançado com Linux 5.10 LTS

Parrot é uma distro orientada para segurança em suas raízes, então você pode esperar atualizações perceptíveis para seus testes de penetração favoritos e ferramentas de hacking ético. Incluídos na nova versão estão: Metasploit 6.0.36, Bettercap 2.29, bem como Routersploit 3.9. Além disso, a ferramenta Pompem de exploração e localização de vulnerabilidades foi corrigida pela equipe do ParrotSec para usar o novo servidor wpvulndb e lidar adequadamente com os serviços inativos.

O mesmo vale para a ferramenta keystroke sniffer Xspy X-windows, que foi corrigida para evitar que seja executável no sistema host. Entre outras mudanças dignas de nota, o Parrot 4.11:

  • adiciona suporte para os shells Fish e Zsh;
  • atualiza as edições KDE Plasma e Xfce com várias melhorias e correções de bugs;
  • e, finalmente, descontinua o suporte ao Python 2, já que a distro agora vem com o Python 3.9 por padrão.

Vem aí o Parrot LTS

Os desenvolvedores do ParrotSec também revelaram o fato de que planejam lançar um ramo LTS da distribuição em um futuro próximo, talvez junto com a versão de lançamento contínuo. A edição LTS promete estabilidade em relação aos recursos de ponta e também irá reintroduzir o suporte a ARM e a liberdade de inicialização.

“Vamos aproveitar a oportunidade de um novo lançamento do Debian para converter o branch atual em um branch de suporte de longo prazo com menos atualizações para uma experiência de usuário muito confiável”, disseram os desenvolvedores. “Estamos avaliando a ideia de continuar a fornecer um branch Rolling Release ao lado do LTS.”

Muita limpeza também foi feita neste lançamento. Então, você pode verificar as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre o que foi removido, revisitado ou substituído. O Parrot 4.11 está disponível para download agora mesmo no site oficial como versões Home e Security com os ambientes de desktop MATE, Xfce e KDE Plasma pré-instalados. Visto que este é um branch de lançamento contínuo, os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações para receber o kernel e as atualizações de pacote mais recentes.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.