in

Parrot, Porteus Kiosk e Endless lançam atualizações.

Parrot, Porteus Kiosk e Endless lançam atualizações.

Várias distribuições Linux acabam de anunciar novas versões. Parrot, Porteus Kiosk e Endless lançam atualizações importantes. Elas não são as únicas distros. Confira os detalhes neste post.

Parrot

O desenvolvedor Lorenzo Faletra anunciou o lançamento do Parrot 4.5, a mais recente versão estável da distribuição. Ela é especializada e projetada para testes de penetração, forense digital e proteção de privacidade, com base na ramificação “Testing” do Debian.  A principal novidade é que o Parrot 4.5 não fornece mais arquivos ISO para a arquitetura i386. Leia as notas de versão para mais detalhes.

Baixar Parrot 4.5

Porteus Kiosk

Porteus Kiosk 4.7.0 acaba de ser lançado

O desenvolvedor Tomasz Jokiel anunciou o lançamento do Porteus Kiosk 4.8.0. A distro é baseada no Gentoo Linux, com a opção de navegadores Firefox ou Chrome.

Tenho o prazer de anunciar que o Porteus Kiosk 4.8.0 está agora disponível para download. As principais atualizações de software nesta versão incluem:

  • kernel Linux 4.19.16;
  • X.Org Server 1.20.3;
  • Google Chrome 70.0.3538.110;
  • e Mozilla Firefox 52.9.0 ESR

Veja o anúncio de lançamento e changelog para mais detalhes.

Baixar Porteus Kiosk

NomadBSD

O NomadBSD é um sistema live de 64 bits para drives flash USB, baseado no FreeBSD. O projeto publicou um release candidate para sua versão 1.2, baseada no FreeBSD 12.0.

  • O sistema básico foi atualizado para o FreeBSD 12.0-RELEASE;
  • O menu de configuração foi aprimorado e novas opções de configuração para escolher o navegador da Web padrão;
  • O cliente de e-mail, o gerenciador de arquivos e os editores foram adicionados;
  • O script para detectar e carregar o driver de vídeo da Intel foi aprimorado;
  • A interface do usuário foi ligeiramente alterada;
  • Suporte para o mapa de teclado local ao digitar a senha do geli foi adicionado;
  • Suporte para redefinir NomadBSD foi adicionado;
  • Os usuários podem executar ‘/usr/libexec/nomad/nomad_setup reset‘ no modo de usuário único para trazer o NomadBSD de volta ao seu estado inicial;
  • Os diretórios padrão XDG localizados foram adicionados;
  • A partição swap foi removida;
  • linux_base foi removido.

O anúncio de lançamento pode ser encontrado na home page do NomadBSD.

Baixar Nomad BSD

Endless

O desenvolvedor Will Thompson anunciou o lançamento do Endless OS 3.5.4. Esta é a versão mais recente do sistema operacional baseado em Linux, com um desktop simplificado (bifurcado do GNOME 3) e sem nenhum sistema de gerenciamento de pacotes.

A versão mais recente introduz novos controles para aplicativos. Agora, os usuários administradores podem controlar quais aplicativos podem ser instalados ou iniciados por usuários padrão no mesmo computador. 

Os seguintes controles estão disponíveis:
  • restringir os aplicativos mostrados no app center com base na classificação do conteúdo deles. Por exemplo, se a opção estiver definida para mostrar apps adequados para a idade de 3 anos, os videogames violentos não estarão visíveis no app center. Asim, fica proibida a instalação de novos aplicativos totalmente; Indefinido
  • e restringir o acesso a determinados aplicativos que já estão instalados no sistema. Nesta versão inicial do recurso, não é possível restringir o acesso a aplicativos integrados, incluindo o navegador da Web, o gerenciador de arquivos, o editor de texto e o player de vídeo

Leia o anúncio de lançamento para obter uma lista completa de alterações. Endless OS 3.5.4 está disponível em vários idiomas.

ArcoLinux

Erik Dubois anunciou o lançamento do ArcoLinux 19.01.4, uma nova versão da distribuição. Alguns dos recursos incluem uma nova versão do instalador Calamares, ícones e temas adicionais e algumas correções de bugs.:

Leia o anúncio de lançamento completo para mais informações e capturas de tela. Baixe links para o ArcoLinux (DVD ao vivo com Xfce, Openbox e i3) e o ArcoLinuxD (a variante minimalista do projeto). Como de costume, também estão disponíveis várias edições da comunidade com ambientes de desktop populares, também disponíveis no OSDisc.

Netrunner

A equipe de desenvolvimento do Netrunner anunciou o lançamento do Netrunner 19.01, uma atualização significativa da distribuição Linux voltada para desktop (com o KDE Plasma) baseada na ramificação “Testing” do Debian.

Esta versão traz um novo tema da área de trabalho padrão, aplicativos da Web adicionais e vários complementos e ajustes do Plasma.

Leia o resto do anúncio de lançamento para mais informações e capturas de tela.

Baixar Netrunner

Clonezilla

Clonezilla Logo

Steven Shiau anunciou o lançamento do Clonezilla Live 2.6.0-37. O Clonezilla Live fornece ferramentas para backup, restauração e cópia de imagens de disco e partições de disco localmente ou em toda a rede. A versão mais recente do projeto inclui várias atualizações e correções.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Baixar Clonezilla

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel Linux 5.0 RC3 é lançado, Torvalds comenta o que vem por aí.

Linux Kernel 5.0 RC3 é lançado

Instalar o Erlang no Fedora 26/27/28/29