in

Patente da AMD revela arquitetura híbrida

O documento refere-se a uma implementação de subconjunto de instruções para operação de baixa energia.

Patente da AMD revela arquitetura híbrida
Imagem: Underfox3 | Twitter.

Um documento de patente da AMD mostra a maneira como a empresa está planejando ter CPUs com arquitetura híbrida que combinem núcleos de CPU de “recursos altos” com núcleos de CPU de “recursos baixos”.

O documento refere-se a uma implementação de subconjunto de instruções para operação de baixa energia. A AMD parece estar construindo um processador heterogêneo que parece ser uma resposta ao projeto big.LITTLE da ARM e tem semelhanças com a arquitetura híbrida Lakefield da Intel.

Patente da AMD revela arquitetura híbrida

O objetivo da AMD para arquitetura híbrida é economia de energia. Em síntese, o resumo da patente diz que o segundo processador de menor recurso é configurado para executar um thread de instrução consumindo menos energia; e com desempenho inferior ao do primeiro processador.

Patente da AMD revela arquitetura híbrida
A AMD parece estar construindo um processador heterogêneo que parece ser uma resposta ao projeto big.LITTLE da ARM e tem semelhanças com a arquitetura híbrida Lakefield da Intel. Imagem: Underfox3 | Twitter.

Além disso, na arquitetura proposta, os núcleos do processador com poucos recursos serão capazes de desligar os processadores com muitos recursos quando não estiverem sendo usados.

Do mesmo modo, é importante que os núcleos de poucos recursos tenham suporte para vários processos de baixa prioridade que são executados com frequência: manutenção do sistema operacional, suporte de cronômetro e funcionalidade de monitoramento.

As figuras são fornecidas no documento de patente. Uma mostra como os clusters de processador de baixo e alto recurso agrupam-se com um cache compartilhado, controlador e acesso à memória principal. Além disso, para a comunicação entre os clusters principais, existem várias opções disponíveis e ilustradas nos diagramas.

Patente da AMD revela arquitetura híbrida
Na arquitetura proposta, os núcleos do processador com poucos recursos serão capazes de desligar os processadores com muitos recursos quando não estiverem sendo usados. Imagem: Underfox3 | Twitter.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Fudzilla

AMD Radeon™ Graphics traz recursos poderosos para jogo Horizon Zero Dawn

Lançado AMD Radeon Software para Linux 20.30 com suporte para Ubuntu 20.04.1 LTS

Novas GPUs AMD Radeon Pro 5000 Series disponíveis para iMac

AMD adiciona Processadores AMD 3015e and 3020e Mobile ao portfólio móvel