PeaZip 9.7 adiciona suporte nativo para ARM64 Linux

Esta versão também melhora o arquivamento e a extração de arquivos TAR compactados, temas e traduções.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O utilitário de arquivamento de código aberto PeaZip 9.7 adiciona suporte nativo para ARM64 Linux. O gerenciador de arquivos PeaZip 9.7 de código aberto, gratuito e multiplataforma foi lançado hoje como uma atualização de manutenção destinada a atualizar a funcionalidade principal do aplicativo e também corrigir alguns bugs.

PeaZip 9.7 está aqui para adicionar suporte nativo para sistemas Linux AArch64 (ARM64), fornecendo compilações prontas para uso para variantes GTK e Qt do aplicativo. Isso deve tornar mais fácil para os usuários usarem o popular utilitário de arquivamento de arquivos em hardware ARM de 64 bits, como o computador de placa única Raspberry Pi 5 mais recente.

Esta versão também melhora o mecanismo de geração de scripts, implementando uma nova opção na guia Console das telas de arquivamento e extração para usar o canal stdin/stdout para arquivamento e extração de arquivos TAR compactados. Essa alteração elimina a necessidade de salvar arquivos TAR intermediários no disco.

“Esta opção não se aplica ao aplicativo GUI em si (que inicia as operações como processos únicos distintos), mas apenas aos scripts gerados pelo aplicativo, que podem ser salvos para execução independente em instâncias de console”, explicaram os desenvolvedores. “A opção se aplica apenas a formatos gerenciados por meio do backend 7z/p7zip.”

PeaZip 9.7 adiciona suporte nativo para ARM64 Linux

PeaZip 9.7 adiciona suporte nativo para ARM64 Linux

O PeaZip 9.7 também melhora o tema do aplicativo adaptando as abas verticais na tela Opções ao estilo da aba do tema, melhora o carregamento de traduções de idiomas para arquivos codificados como UTF8 e UTF8-BOM e melhora o suporte para arquivos de tradução antigos que não correspondem a versão do aplicativo.

Internamente, o PeaZip 9.7 vem com back-ends atualizados, incluindo Brotli 1.1.0, Pea 1.17 e Zstd 1.5.5, e foi compilado com o Lazarus 3.0, mantendo a compatibilidade com a série Lazarus 2.x. O aplicativo também foi testado no backend 7z 24.01 beta, mas não está incluído nesta versão.

Alguns bugs também foram resolvidos, incluindo um problema com a opção -ext2simpl, que agora deve funcionar corretamente, e um problema com a seção Qt5 ao configurar o navegador de arquivos no modo Detalhes para seleção de linha.

Para mais detalhes, confira o changelog no site oficial, de onde você também pode baixar o PeaZip 9.7 como uma versão portátil para sua distribuição GNU/Linux com GUIs GTK ou Qt. Com as versões portáteis, você pode usar o aplicativo sem instalar nada no seu computador pessoal.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.