in

Pesquisa descobre que JavaScript continua sendo a linguagem de programação mais popular

O JavaScript ficou em primeiro lugar mais uma vez.

De acordo com os resultados de uma pesquisa que incluiu mais de 17.000 respostas de desenvolvedores em 159 países, o JavaScript continua a ser a linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores.

O JavaScript ficou em primeiro lugar mais uma vez e possui um número cada vez maior de desenvolvedores de software ativos (12,4 milhões); um ganho de cerca de 5 milhões desde 2017.

JavaScript continua sendo a linguagem de programação mais popular

Somente no ano passado, a linguagem Python adicionou 2,2 milhões de desenvolvedores; o Java, que ficou em terceiro lugar, teve 8,2 milhões de desenvolvedores ativos.

Pesquisa descobre que JavaScript continua sendo a linguagem de programação mais popular
O JavaScript ficou em primeiro lugar mais uma vez e possui um número cada vez maior de desenvolvedores de software ativos (12,4 milhões).

Completando as 6 principais linguagens de programação:

  • C/C++ tem 6,3 milhões;
  • PHP tem 6,1 milhões;
  • C# está com 6 milhões.

C# teve um declínio acentuado nos últimos anos. O relatório explica:

C# pode estar sustentando seu domínio nos ecossistemas de desenvolvedores de jogos e AR/VR, mas parece estar perdendo sua vantagem no desenvolvimento desktop, possivelmente devido ao surgimento de ferramentas de plataforma cruzada baseadas em tecnologias web.

Mais abaixo na lista estão as linguagens de desenvolvimento de aplicativos, como Kotlin do Android e Swift da Apple. O relatório observa que o Swift ultrapassou Kotlin no início de 2020. E com uma base de usuários desenvolvedores ainda menor estão Go, Ruby, Objective C, Rust e Lua.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Aprenda a linguagem de programação JavaScript gratuitamente com novo curso da Microsoft

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

James Gosling, o pai do Java, falou sobre as origens da linguagem de programação

Python 3.9 quebra 150 pacotes do Fedora

Calibre 5 vem com destaque de e-book e muda para Python 3