in

Pesquisa mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo

91% dos russos preferem piratear do que pagar por conteúdo, mostra pesquisa. Neste artigo, veja mais detalhes sobre os dados adquiridos.

Pesquisa mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo
91% dos russos preferem piratear do que pagar por conteúdo, mostra pesquisa. Foto: Reprodução / Tech Spot.

Neste artigo, entenda por que os russos preferem piratear todo tipo de conteúdo a pagar por ele. Os russos não têm escrúpulos com jogos, software, filmes, programas de TV e música pirateados. Pelo menos isto faz farte de uma pesquisa que mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo.

Pesquisa mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo

Apenas 9% dos internautas russos preferem aderir a conteúdo exclusivamente legal, de acordo com dados da empresa de segurança ESET analisados pelo TorrentFreak. Embora o número pareça sugerir que os 91% restantes recorrem à pirataria, a pesquisa não faz menção a “compradores duplos” – pessoas que piratearam conteúdo, mas também ocasionalmente pagam por isso.

De fato, estudos mostraram anteriormente que alguns piratas costumam se converter em clientes pagantes legítimos. Portanto, a pirataria nem sempre acaba afetando negativamente as vendas, pelo menos desse ponto de vista.

O conteúdo da pesquisa

A pesquisa mostra que os jogos são mais populares entre os piratas, com 52% admitindo que estão pirateando jogos, seguidos por 43% que obtêm filmes e programas de TV ilegalmente e 34% que obtêm suas músicas de fontes não licenciadas.

Além disso, 19% dos entrevistados disseram que já haviam invadido softwares, enquanto 14% admitiram baixar e-books de plataformas ilegítimas.

O motivo mais comum para levar as pessoas à pirataria é o alto custo do conteúdo on-line, com 75% dos entrevistados indicando que recorreram a downloads ilegais para economizar dinheiro. Curiosamente, 25% se recusam a pagar por conteúdo com base em “bases ideológicas”. Outros 16% dos entrevistados afirmaram que os sistemas de pagamento utilizados por provedores legais são simplesmente “inconvenientes”.

Pesquisa mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo
Outra pesquisa de dois anos atrás descobriu que a maioria dos russos nem sequer percebem que pirataria é ilegal. Crédito: Tribalium/Shutterstock.

Confiabilidade da pesquisa sobre os russos

Para uma pessoa que cresceu em um país pobre do Leste Europeu (onde todos executam a versão mais recente do Windows, mas ninguém nunca pagou por isso), os resultados certamente parecem verdadeiros.

O estudo, realizado pela ESET em setembro, baseia-se nas respostas de 2.000 pessoas que foram questionadas sobre o modo como consomem conteúdo na internet.

Considerando que outra pesquisa de dois anos atrás descobriu que a maioria dos russos nem sequer percebem que pirataria é ilegal, as novas descobertas não são surpreendentes.

Se gostou deste artigo sobre por que 91% dos russos preferem piratear do que pagar por conteúdo, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: Rússia acusa Facebook e Google de interferir em suas eleições

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

9 comandos comuns do ADB que você deve conhecer

9 comandos comuns do ADB que você deve conhecer

Purism mostra o smartphone Linux Librem 5 em ação

Purism mostra o smartphone Linux Librem 5 em ação