Pesquisadores conseguem rastrear usuários online por impressão digital de GPU

Pesquisadores usam impressão digital de GPU para rastrear usuários online. Uma pesquisa que contou com uma equipe de pesquisadores de universidades francesas, israelenses e australianas dá um passo adiante na identificação de usuários na rede.

Os pesquisadores exploraram a possibilidade de usar as GPUs das pessoas para criar impressões digitais exclusivas e usá-las para rastreamento persistente na web. O experimento foi conduzido utlizadno 2.550 dispositivos com 1.605 configurações distintas de CPU.

Os resultados obtidos na pesquisa, revelam que a técnica utilizada pelos pesquisadores, chamada ‘DrawnApart’, pode aumentar a duração média do rastreamento para 67% em comparação com os métodos atuais de última geração.

E a privacidade dos usuários como fica?

A pesquisa representa um problema grave para a privacidade do usuário, que atualmente é protegida por leis que se concentram na obtenção de consentimento para ativar os cookies do site, por exemplo. Essas leis levaram sites sem escrúpulos a coletar outros possíveis elementos de impressão digital, como configuração de hardware, sistema operacional, fusos horários, resolução de tela, idioma, fontes etc.

Essa abordagem antiética ainda é limitada porque esses elementos mudam com frequência e, mesmo quando estáveis, eles só podem colocar os usuários em uma categorização aproximada, em vez de criar uma impressão digital exclusiva, lembra o BleepingComputer.

Impressão digital de GPUs idênticas

Os pesquisadores consideraram a possibilidade de criar impressões digitais distintas com base na GPU dos sistemas rastreados com a ajuda do WebGL (Web Graphics Library), que é uma API multiplataforma para renderização de gráficos 3D no navegador e está presente em todos os navegadores modernos.

Assim, usando essa biblioteca, o sistema de rastreamento DrawnApart pode contar o número e a velocidade das unidades de execução na GPU, medir o tempo necessário para concluir renderizações de vértices, lidar com funções de travamento e muito mais.

Imagem: Reprodução | BleepingComputer

Mesmo que um conjunto de circuitos integrados seja criado através de um processo de fabricação idêntico, tenha o mesmo poder computacional nominal, o número de unidades de processamento e os mesmos núcleos e arquitetura, cada circuito é ligeiramente diferente devido à variabilidade normal de fabricação.

Essas diferenças são indistinguíveis nas operações normais do dia-a-dia, mas podem se tornar úteis no contexto de um sistema de rastreamento sofisticado como o DrawnApart, projetado especificamente para acionar aspectos funcionais que os destacam.

Considerações

Quando DrawnApart é usado em conjunto com algoritmos de rastreamento de última geração, a duração média de rastreamento de um usuário-alvo aumenta em 67%. O algoritmo de rastreamento autônomo pode atingir um tempo médio de rastreamento de 17,5 dias, mas com a ajuda da impressão digital da GPU, isso é estendido para 28 dias.

Quando os pesquisadores testaram shaders de computação no WebGL 2.0, agora abandonado, descobriram que o DrawnApart forneceu 98% de precisão de classificação em apenas 150 milissegundos, muito mais rápido do que os 8 segundos usados ??para coletar dados de impressão digital por meio da API WebGL.

“Acreditamos que um método semelhante também pode ser encontrado para a API WebGPU assim que estiver disponível para todos. Os efeitos das APIs de computação acelerada na privacidade do usuário devem ser considerados antes de serem habilitadas globalmente”, conclui o trabalho de pesquisa.

Via: BleepingComputer

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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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