Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

15/02/2021 às 07:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

A comunidade Manjaro Linux anunciou no Twitter a disponibilidade de uma nova versão do Manjaro Linux ARM para dispositivos móveis e embarcados que usa o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.21.

Se você possui um telefone PinePhone Linux e está executando o Manjaro Linux ARM, você deve saber que agora pode usar o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.21 para dispositivos móveis, instalando a versão mais recente do Manjaro ARM com a excelente IU do Plasma Mobile desenvolvida pela Comunidade KDE.

A equipe do Manjaro Linux ARM já atualizou suas compilações do Plasma Mobile para o PinePhone com o KDE Plasma 5.21. No entanto, o próximo grande ambiente de desktop popular será anunciado oficialmente para o desktop Linux apenas em 16 de fevereiro de 2021.

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

O KDE Plasma 5.21 vem com vários novos recursos e melhorias para enriquecer sua experiência de desktop Plasma.

Além de atualizar a IU do Plasma Mobile para a versão mais recente do KDE Plasma 5.21, os desenvolvedores da Manjaro também adicionaram:

  • o cliente NeoChat Matrix;
  • o navegador Angelfish para Plasma Mobile com adblock integrado;
  • e o pacote de software KDE Frameworks 5.78.

Também incluído neste lançamento está o Megapixels 0.14, um aplicativo de câmera GTK3 que permite tirar fotos com seu telefone PinePhone Linux e pacotes de desenvolvimento atualizados. Além disso, a nova versão do Manjaro ARM é movida pela melhor e mais recente série de kernel Linux 5.10 LTS. A versão 5.10.16 lançamentos anteriores hoje está incluída, obviamente otimizada para o PinePhone.

Então, você pode baixar a imagem Manjaro Linux ARM com Plasma Mobile para a PinePhone agora mesmo na página do projeto no GitHub. Para instalá-lo, tudo o que você precisa fazer é flashear a imagem, após extrair o arquivo .xz, para um cartão microSD que você irá inserir no seu PinePhone e inicializar o sistema operacional móvel.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.