in

“PinePhone” e “PineTab” já executam o mais recente GNOME 3.36

No entanto, ele enfrenta lentidão no desempenho.

“PinePhone” e “PineTab” já executam o mais recente GNOME 3.36

Com A capacidade de suporte do Sistema Operacional móvel do PinePhone e PineTab está aumentando dia a dia. E para aprimorar sua beleza e executar as coisas com fluência, ele já suporta vários ambientes de desktop, como KDE neon, Plasma mobile e GNOME. Além disso, agora você pode aproveitar mais recursos introduzidos no ambiente de desktop GNOME 3.36, que funciona muito bem no PinePhone e no PineTab. O GNOME mais recente traz melhorias de design e desempenho altamente polidas para facilitar a experiência do usuário.

PinePhone e PineTab com o novo GNOME 3.36

A Pine64, empresa por trás do PinePhone e PineTab, os dispositivos para smartphones são compatíveis com várias distribuições Linux, como Ubuntu Touch (Lomiri), Sailfish OS e o mais recente Manjaro Linux ARM.

Martijn Braam, da Holanda, postou os vídeos de teste no YouTube executando o shell GNOME mais recente. Ele usou o postmarketOS em seu PinePhone e PineTab.

Como visto no vídeo acima, no PinePhone, um GNOME completo é lançado em uma escala 2x usando o gerenciador de exibição. Ícones e interfaces de aplicativos são refinados com novos designs e estilos. No entanto, alguns softwares GNOME ainda não são ajustados para a tela pequena.

Enquanto no PineTab, o GNOME Shell funciona muito bem na tela 1280 × 800, sem redimensionamento. Você pode ativar facilmente recursos como controle dos pais ou renomear sua pasta de aplicativos favorita na visão geral do aplicativo.

Além das melhorias visuais, ambos os dispositivos mostram atraso funcional comum, isto é, desempenho. Demora mais do que alguns segundos para abrir o aplicativo após o clique.

Desempenho lento

Pelo desempenho lento, você pode culpar o já conhecido peso do GNOME. Outro motivo para a lentidão pode ser o fato de Martijn estar executando o postmarketOS a partir de um cartão SD com alocação de 1 GB de RAM.

Bem, a resposta lenta e o alto consumo de CPU são um problema antigo no GNOME. Porém, se você quiser ver o lado positivo, ainda é um dos melhores ambientes de desktop que suporta várias distribuições Linux com uma boa quantidade de espaço livre.

Para todas as pessoas que já possuem o dispositivo ou ainda estão esperando pelo PinePhone pré-encomendado, é possível fazer o download do postmarketOS com GNOME ou outros ambientes de desktop a partir daqui. No entanto, se você não tiver o dispositivo, terá que esperar um pouco, pois o estoque está acabando. Portanto, o “PinePhone” e “PineTab” já executam o mais recente GNOME 3.36.

Fossbytes

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Vulnerabilidades de software de código aberto aumentaram 50% em 2019

Vulnerabilidades de software de código aberto aumentaram 50% em 2019

5-motivos-pelos-quais-usar-iptv-pirata-e-uma-ma-ideia

5 motivos pelos quais usar IPTV pirata é uma má idéia!