Take a fresh look at your lifestyle.

Pinfo, ferramenta CLI para dar cor as páginas do man e de informações

O pinfo ajuda a organizar a documentação dos comandos que temos no terminal, temos muita informação através do man, mas nem sempre é fácil de achá-la e é ai que o pinfo entra. Veja mais sobre a ferramenta.

Pinfo é um visualizador de arquivos de informações. Foi criado porque seu autor, Przemek Borys, estava muito desgastado tentando ler entradas de informações gtk usando as ferramentas padrão. Então ele criou esta ferramenta que dá cor as páginas do man e aos arquivos de informações dos sistemas no terminal.

Você pode exibir páginas de informações em cores. O comando info é usado em Linux ou Unix para ler a documentação de várias páginas e atuar como visualizador de ajuda trabalhando em uma interface de linha de comando, útil quando não existe uma GUI disponível no servidor. O comando info processa arquivos de informações, esses os arquivos de informações estão no formato Texinfo. O pinfo é uma ferramenta pouco conhecida que pode exibir páginas de informações em cores.

Características gerais de Pinfo

  • O teclado e as cores são totalmente configuráveis.
  • O Pinfo aceita URLs incorporadas do Man e de documentos de informação.
  • Este é um visualizador de arquivos de informações. As páginas Man têm um formato útil como referência de comando, mas menos úteis como documentação geral.
  • Podemos especificar a página que queremos ler passando-a como um argumento da página de informações. O programa irá buscá-lo no diretório atual e nos diretórios /usr/share/info, /usr/info, /usr/local/share/info, /usr/local/info e /opt/info.
  • O caminho da pesquisa pode ser ajustado usando a variável de ambiente INFOPATH ou no arquivo de configuração.
  • A documentação da informação é estruturada como nós de informações hiperlinks. Este formato é mais flexível do que as páginas man, o que permite uma leitura exaustiva de comandos e conceitos complexos. Como as páginas man, os nós de informação são lidos a partir da linha de comando, usando os comandos info ou pinfo.

Instalação do Pinfo no Ubuntu e derivados

O Pinfo está disponível nos repositórios padrão da maioria das distribuições Gnu/Linux, para que possamos instalá-lo usando o gerenciador de pacotes padrão de sua distribuição.

No Debian, Ubuntu e derivados, só temos que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e executar o comando:

sudo apt install pinfo

Leia as páginas Info e Man com cor usando Pinfo

O uso é simples. Normalmente, para ler a página de manual do comando ‘ls’, escrevemos:

man ls

Para ver a página de informações do comando ‘ls’, escrevemos:

info ls

E aqui está o comando para ler a página msn/informação do comando ‘ls’ usando o comando pinfo:

pinfo ls

pinfo-comando-ls

Na imagem acima, você pode notar as cores e os links abaixo da seção “Menu”. Podemos passar por eles simplesmente escolhendo o link usando as setas para cima / para baixo (ou clicando nos links com o mouse) e pressionando a tecla ENTER. Para sair do Pinfo, só temos que pressionar a tecla q.

Para obter mais detalhes sobre esta ferramenta, podemos escrever no terminal:

pinfo pinfo
Fonte Ubunlog
Comentários