in

PINN: instalador aprimorado de sistema operacional para o Raspberry Pi!

Você precisa instalar sistemas operacionais no Raspberry Pi? Então o PINN é para você!

pinn-instalador-aprimorado-do-sistema-operacional-para-o-raspberry-pi

O PINN é um instalador de sistemas operacionais para Raspberry Pi, com ele é possível instalar vários sistemas operacionais a partir dele. Mas, a quem diga que ele é um fork do NOOBS, no entanto, a equipe diz que ele é muito melhor. São quase 50 sistemas operacionais que você pode instalar utilizando o PINN, as informações extras, estão logo abaixo bem como um vídeo com instruções e links extras.

O PINN foi desenvolvido para facilitar a seleção e instalação de sistemas operacionais para o Raspberry Pi sem a necessidade de se preocupar com a criação manual de imagens no cartão SD. Depois que o PINN é instalado no seu cartão SD, a instalação de outros sistemas operacionais e grande parte da manutenção deles pode ser feita principalmente no próprio RPi, sem a necessidade de remover o cartão SD.

A lista de sistemas operacionais que podem ser instalados pelo PINN está crescendo o tempo todo, desde distribuições Linux de uso geral, passando por versões educacionais, centros de mídia e soluções de jogos retro. É o ambiente ideal para experimentar e experimentar novos sistemas operacionais. O PINN ocupa pouco mais de 60 MB do seu precioso espaço no cartão SD, deixando a maioria do cartão disponível para seus sistemas operacionais.

Na primeira inicialização, o PINN formatará o seu cartão SD e permitirá selecionar os sistemas operacionais que você deseja instalar em uma lista. Essa lista de sistemas operacionais é gerada automaticamente a partir de sistemas operacionais disponíveis localmente (por exemplo, os contidos no /os diretório em disco ou em um cartão de memória USB conectado) e os disponíveis em um repositório remoto (é necessária uma conexão de rede).

Detalhes do PINN

Para quem ainda precisa de mais informações saiba que o PINN tem suporte a Joystick e gamepads USB no estilo Xbox, possui teclado virtual que é usado nas caixas de diálogo do Wifi, por exemplo.

A cada atualização novos idiomas são lançados para melhor suporte, e no momento da escrita deste artigo o PINN tem como base os pacotes do Ubuntu 18.04 LTS. O projeto recebe muitas atualizações a cada lançamento, e tem como característica ler os comentários que são feitos no sourceforge.

Mas, se você quer aprender a instalar o PINN no Raspberry Pi e ainda fazer um multiboot, confira o vídeo abaixo do canal Monkey News.

Agora que você já tem todas as instruções para usar o PINN, um instalador aprimorado do sistema operacional para o Raspberry Pi, também vamos deixar os links abaixo como consultar adicional. Mas, saiba que o vídeo acima esta bem completo e extremamente dinâmico.

PINN MHJ      PINN OS   Leia-me

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Linux 5.5-rc3 lançado

Linux 5.5-rc3 lançado

Modo noturno nos dispositivos piora seu ciclo de sono, afirma novo estudo

Modo noturno nos dispositivos piora seu ciclo de sono, afirma novo estudo