in

Piranha é uma ferramenta de código aberto que exclui automaticamente código obsoleto

A criação foi feita por engenheiros da Uber.

Piranha é uma ferramenta de código aberto que exclui automaticamente código obsoleto

Uma das tarefas mais pesadas para quem escreve códigos, programa ou desenvolve aplicativos é a constante remoção de material obsoleto no código. Foi pensando nisso que surgiu a Piranha, uma ferramenta que exclui automaticamente códigos não utilizados e obsoletos das bases de códigos dos aplicativos. O recurso foi desenvolvido por engenheiros da Uber.

A empresa de compartilhamento de viagens diz que o Piranha ajudará os desenvolvedores automatizando a tarefa de remoção de código, que consome muito tempo quando feito manualmente.

Piranha: remoção automática de sinalizadores obsoletos

Como a publicação do blog explica, o Uber usa sinalizadores de recursos para o desenvolvimento de aplicativos móveis para Android e iOS. Os sinalizadores de recursos são usados para personalizar a execução de aplicativos para dispositivos móveis. Isso significa oferecer recursos diferentes para vários tipos de usuários.

Remoção de código piranha_automated

Usando sinalizadores de recursos, empresas como Uber podem localizar a experiência do usuário nas diferentes regiões em que operam. Ajuda o Uber e outras empresas a implantar gradualmente recursos para usuários em todo o mundo e a experimentar diferentes variações da mesma funcionalidade.

Agora, esses sinalizadores de recurso se transformam em um recurso implementado com sucesso ou simplesmente se tornam uma tentativa malsucedida. Nos dois casos, o sinalizador de recurso não é mais relevante e se transforma em um sinalizador de recurso obsoleto.

É exatamente aí que os desenvolvedores precisam do Piranha. Essa ferramenta de código-fonte aberto pode excluir automaticamente esses sinalizadores de recursos que não são mais necessários, juntamente com o código correspondente. Código obsoleto, como sinalizadores de recursos obsoletos, não apenas cria confusão na base de código e aumenta sua complexidade, mas também interfere em outros sinalizadores ou ocasiona bugs.

Piranha é uma ferramenta de código aberto que exclui automaticamente código obsoleto

O sistema de gerenciamento de sinalizadores envia periodicamente uma lista de sinalizadores potencialmente obsoletos para o Piranha, que gera um diff e o envia ao autor original do sinalizador. O autor pode então determinar se deseja obter o diff.

Piranha é uma ferramenta de código aberto que exclui automaticamente código obsoleto

Atualmente, o Piranha trabalha para códigos escritos em Objective-C, Swift e Java. Porém, como é de código aberto, outros colaboradores podem aproveitar a versão existente e disponibilizá-la para outras linguagens de programação.

O Uber diz que usou o Piranha para remover cerca de dois mil sinalizadores de recursos obsoletos e seu código relacionado. A empresa recomenda o uso do Piranha em aplicativos que usam extensos sinalizadores de recursos e implementam APIs específicas para controlar seu comportamento.

Para ler mais sobre o Piranha, você pode consultar o blog do Uber e obtê-lo no GitHub.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

nubank-empresa-vai-pagar-comida-e-consultas-medicas

Nubank: banco vai pagar comida, consultas médicas, remédios e outros serviços!

Intel doará itens de proteção individual a profissionais de saúde em todo o mundo

Intel doará itens de proteção individual a profissionais de saúde em todo o mundo