in

Por que fechar aplicativos em segundo plano no Android para economizar bateria é uma má jogada?

Não ajuda em nada a vida útil da bateria.

Por que fechar aplicativos de segundo plano no Android para economizar bateria é uma má jogada?
Imagem: acunha1973 | Pixabay.

Muitas pessoas acreditam que fechar aplicativos em segundo plano no Android economiza bateria, o que é simplesmente um mito. Ou seja, isso não ajuda em nada a vida útil da bateria. Em vez disso, está prejudicando o desempenho da bateria do seu smartphone.

O mito de que fechar aplicativos em segundo plano economiza bateria foi religiosamente adorado ao longo dos anos por usuários de iPhone e Android. Todavia, fechar aplicativos em segundo plano não economiza bateria.

Além disso, Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia do Android, uma vez twittou:

[Fechar aplicativos em segundo plano] pode piorar um pouco.

Fechar aplicativos de segundo plano no Android para economizar bateria é uma má jogada?

O principal motivo por trás desse mito de fechar aplicativos em segundo plano é que as pessoas confundem “aberto em segundo plano” com “executando”. Quando seus aplicativos são abertos em segundo plano, eles ficam em um estado em que é fácil reiniciá-los. Isso não significa que os aplicativos em segundo plano estão usando muitos de seus recursos.

Por que fechar aplicativos de segundo plano no Android para economizar bateria é uma má jogada?
O mito de que fechar aplicativos em segundo plano economiza bateria foi religiosamente adorado ao longo dos anos por usuários de iPhone e Android. Imagem: 200degrees | Pixabay.

Os recursos são acessados pelos aplicativos abertos em segundo plano apenas quando um processo em segundo plano está envolvido, como upload de um arquivo, rastreamento de localização e reprodução de áudio.

Na verdade, fechar aplicativos em segundo plano consome mais bateria. Quando você força o encerramento de um aplicativo, está usando uma parte de seus recursos e bateria para fechá-lo e limpá-lo da RAM. Além disso, os recursos serão usados quando você abri-lo novamente, levando a um maior uso da bateria.

Alguns aplicativos usam dados mesmo quando você não os abre. Os dados de segundo plano referem-se aos dados usados pelos aplicativos para verificar as notificações.

Portanto, se você desligar os dados em segundo plano, as notificações serão interrompidas até que você abra o aplicativo. Além disso, ao restringir os dados de segundo plano, você definitivamente economizará dinheiro em sua conta mensal de dados móveis.

Por fim, se você deseja melhorar a vida útil da bateria do seu smartphone, use as seguintes dicas em vez de fechar os aplicativos em segundo plano:

  • Desative as notificações de aplicativos usados com frequência
  • Minimize o uso de dados
  • Desligue a vibração para notificações e chamadas
  • Use brilho adaptável

Fonte: Fossbytes

Quick Charge 5 da Qualcomm pode ir de 0 a 50% da bateria em 5 minutos!

Carregamento de 120 W da iQOO carrega totalmente uma bateria de 4.000 mAh em 15 minutos

Pesquisadores desenvolvem novo revestimento que aumenta a vida útil e a segurança da bateria de íons de lítio

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.