in

Por que os laptops podem estar chegando ao fim?

A procura por notebooks cai constantemente nos últimos anos e isso poderia ser indicativo do fim deles.

Por que os laptops podem estar chegando ao fim?

Já decretaram o fim do PC para 2010 e eles se reinventaram e continuam aí, firmes e fortes. Agora, especialistas garantem que quem está com os dias contados são os laptops. Será mesmo?Pesquisas mostram que a propriedade, o uso e a importância de computadores e laptops caíram nos últimos três anos, substituídos em grande parte pelos smartphones. Uma pesquisa com usuários da Internet descobriu que apenas 15% consideravam o laptop o dispositivo mais importante para acessar a Internet, abaixo dos 30% em 2015, enquanto 66% consideravam o smartphone mais importante, bem acima dos 32% naquele ano.

Por que os laptops podem estar chegando ao fim?

Por que os laptops podem estar chegando ao fim?
Dell XPS 13 9300 (Model 9300) non-touch notebook computer, codename Modena.

 

Isso levou alguns pesquisadores a prever a morte lenta do laptop por causa da preferência dos jovens por uma maior familiaridade com os dispositivos nos bolsos. Porém, uma nova pesquisa realizada pela reguladora britânica Ofcom em 2017 descobriu que também houve um aumento recorde de idosos usando smartphones e tablets.

Mesmo para quem gosta de um teclado QWERTY, é possível que você não precise mais de um PC ou laptop, graças ao surgimento de melhores teclados para dispositivos móveis e ao crescimento de produtos alternativos, como tablets híbridos (com teclados) e gadgets dobráveis.

Além dessas preferências, há outros motivos para considerar não se render a uma nova atualização do Windows 10 e gastar uma pequena fortuna em um novo laptop. Não menos importante, é o fato de que o novo sistema operacional não deixa de ter seus próprios erros e outros problemas de segurança. De fato, a Agência de Segurança Nacional dos EUA recentemente encontrou uma falha tão séria que deu o passo incomum de emitir um aviso público.

Então, você precisa atualizar? 

Você pode ser mais sábio esperar para ver. Existem outros dispositivos para realizar transações bancárias on-line e tarefas importantes e sensíveis semelhantes. Seu laptop mais antigo será perfeitamente bom para tarefas que apresentem riscos à segurança. Você pode resistir ao dar seu dinheiro aos fabricantes e vendedores de laptops e gastá-lo melhor em outros lugares. Este é um novo território para a Microsoft e você, o cliente, faz parte do experimento (pelo qual você deve pagar).A conversa

Será mesmo o fim do laptop? Se vai acabar totalmente, ainda não se sabe, porém, está claro que muita gente resolveu deixar de lado o notebook e o PC para não ter de gastar dinheiro com isso, passando a investir em outros produtos. É esperar para ver.

Artigo baseado na pesquisa de Paul Levy, Pesquisador Sênior em Gerenciamento de Inovação, da Universidade de Brighton, sob licença Creative Commons. Leia o artigo original.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Solus vem com kernel 5.5

Solus vem com kernel 5.5

Linux está preparado para o fim dos tempos

Linux está preparado para o fim dos tempos