Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Android

26/09/2019 às 14:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Por que seu telefone esquenta?

Por que seu smartphone esquenta?

Quando o telefone está esquenta, é uma indicação de que o processador está sobrecarregado (e precisa de uma pausa) ou uma indicação de que há um problema com a bateria.

Por exemplo, os smartphones podem superaquecer quando deixados em um carro quente ou em ambientes externos. Em suma, veja como identificar o problema e esfriar o telefone.

Por que seu telefone Android esquenta?

Há muitas maneiras de sobrecarregar seu smartphone, incluindo streaming de vídeos ou jogos para celular por horas. Igualmente, o uso da navegação GPS também pode aquecer as coisas. Além disso, o telefone também pode superaquecer se você o deixar exposto ao sol por muito tempo. Às vezes, pode aquecer durante o carregamento, devido à ventilação insuficiente ou a um carregador ou cabo com defeito. Finalmente, pode ser devido a malware, aplicativos comprometidos ou problemas de atualização de software.

Como esfriar o seu telefone Android

  1. Retire a capa. Se você tiver uma, dê o máximo de espaço possível para respirar. IDessa maneira, coloque o telefone em uma superfície que não retenha calor e aponte um ventilador para ele. Assim, se você estiver fora, vá para a sombra, se possível, ou melhor ainda, entre onde há ar-condicionado.
  2. Desligue o telefone. Mantenha-o desconectado até que esfrie. Reinicie o telefone, mas não inicie nenhum aplicativo. Se o telefone começar a superaquecer, poderá causar danos físicos ou respiradouros entupidos. Entre em contato com sua operadora ou revendedor para obter assistência.
  3. Atualize o software. Se não houver nenhum problema óbvio de hardware, pode ser que haja em aplicativos ou software. Desinstale aplicativos não utilizados. Verifique se o seu telefone possui uma atualização de software pendente.
  4. Malware é sempre um risco. É essencial que você mantenha seu dispositivo protegido contra aplicativos mal-intencionados, instalando regularmente atualizações de segurança e baixando apenas aplicativos e arquivos de fontes confiáveis. O malware pode causar o aquecimento do telefone, executando em segundo plano (fazendo o que estiver fazendo) e nunca parando até você matar o aplicativo (ou, melhor, excluí-lo).
  5. Redefina o telefone. Se o superaquecimento persistir, redefina as configurações de fábrica do smartphone. Certifique-se de fazer backup dos seus dados primeiro, incluindo contatos, fotos e outras informações importantes.
Por que seu smartphone esquenta?

Veja como impedir o superaquecimento do smartphone.

Impedindo o superaquecimento do telefone

Por fim, esses problemas podem ocorrer em qualquer telefone Android, até mesmo em novos modelos, independentemente do sistema operacional ou do fabricante. Assim como os laptops, os smartphones precisam de ventilação, principalmente se você estiver constantemente usando-o. Logo, como em qualquer dispositivo eletrônico, um pouco de manutenção ajuda bastante.

  • Mantenha seu telefone longe do sol.
  • Não deixe seu telefone em um carro quente.
  • Verifique se a capa usada foi projetada para o modelo do seu telefone e não está bloqueando as aberturas de ventilação (se houver).
  • Ao carregar, mantenha o telefone em uma superfície plana, não no sofá ou na cama. Cobertores e roupas de cama podem agir como um isolante. Bom para você, ruim para o seu telefone.
  • Mantenha seu sistema operacional atualizado.

Se gostou de saber por que seu telefone esquenta e como resolver, não deixe de compartilhar!

Fonte: Lifewire

Leia também: Google anuncia o lançamento do Android 10 (Versão Go)

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.