in

Por que usar um servidor Linux?

Neste artigo, saiba por que usar um servidor Linux é a escolha da maioria dos administradores.

Por que usar um servidor Linux?

Por que um administrador de sistemas procuraria usar um servidor Linux? Isso acontece porque eles são construídos para tratar das exigências cada vez maiores de aplicações de negócios como: administração de sistemas e redes, serviços web e gerenciamento de bancos de dados.

Esses servidores são frequetemente preferidos sobre outros sistemas operacionais por causa de sua reputação em segurança, consistência e flexibilidade. Alguns exemplos de sistemas operacionais servidores Linux são: CentOS, Ubuntu Server, Gentoo, Debian, Slackware, e por aí vai. O Linux é considerado a melhor opção para operar servidores porque não há necessidade de uma interface gráfica para o usuário; todos os comandos podem ser executados via um prompt de comando. Assim, usuários são ajudados a conquistar máxima performance do sistema.

Por que usar um servidor Linux?
Muitas são as opções para quem quer usar um servidor Linux.

Por que usar um servidor Linux

A seguir, alguns benefícios do Linux:

  • Estabilidade: Não há necessidade de reiniciar o sistema para manter os níveis de eficiência. Sistemas Linux, se configurados corretamente, geralmente podem operar até uma falha de hardware ou o desligamento do sistema.
  • Eficiência: O Linux oferece alta performance em redes e servidores. Ele tem a habilidade de gerenciar um enorme volume de usuários, bem como conexões paralelas.
  • Segurança: O Linux fornece segurança top de linha. Firewalls eficientes, bem como sistemas de permissões versáteis para acesso a arquivos que evitam acessos indesejados e vírus.
  • Rede: Ele fornece características de rede excepcionais. É customizável para vários programas, além de ser seguro.
  • Flexibilidade: Pelo fato de ser open source, o código fonte está facilmente disponível para todos os usuários. Os usuários podem personalizá-lo conforme seus requisitos.
  • Suporte técnico: O Linux oferece um dos melhores suportes técnicos disponíveis. Ele é usado por vários consultores e distribuidores comerciais, bem como por uma comunidade de desenvolvedores ativa.
  • Multitarefa: Multitarefa, ou a habilidade de rodar múltiplos programas ou tarefas simultaneamente, é suportada pelo Linux.
  • Sem folgas: Virtualmente todas as atualizações são aplicadas sem o sistema precisar ficar offline. Além disso, servidores Linux raramente pedem um reinício para corrigir erros ou completar atualizações. Isso significa praticamente sem tempo para pausas.
  • Código fonte distribuído livremente: Um grande número de desenvolvedores revisaram, e ainda estão revisando, o código fonte do Linux. Portanto, a eficiência está sempre aumentando, o que leva a uma performance melhorada, à eliminação de bugs e segurança melhorada.

Viu como o Linux é uma ferramenta poderosa?

Não deixe de compartilhar!

Fonte.

Leia também: Como testar a velocidade de transferência entre dois servidores Linux?

Written by Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

windows-10-em-breve-tera-um-kernel-linux-real

A Microsoft traz o kernel Linux para o Windows

Qt 5.13.1 possui cerca de 500 correções de bugs

Ubuntu planeja remover o Qt4 e suas dependências antes da versão 20.04 LTS