in

Distribuição Porteus Kiosk 5.1 adiciona suporte para PCs HP baseados em EFI

A distribuição está usando o kernel Linux 5.4.70 LTS.

A distribuição Porteus Kiosk 5.1 foi lançada para aqueles que querem um sistema operacional poderoso e seguro para implantar em computadores de acesso público.

O Porteus Kiosk 5.1 chega como uma atualização de manutenção que eleva as versões dos componentes instalados a versões mais recentes e também apresenta várias melhorias e novos recursos.

Distribuição Porteus Kiosk 5.1

A distribuição está usando o kernel Linux 5.4.70 LTS, bem como o navegador de código aberto ESR Mozilla Firefox 78.3.1 mais recente, que é acompanhado pelo navegador Google Chrome 85. O Firefox incluído nesta versão é um marco importante, pois usa a série ESR (Extended Support Release) mais recente.

Distribuição Porteus Kiosk 5.1 adiciona suporte para PCs HP baseados em EFI
A distribuição Porteus Kiosk 5.1 foi lançada para aqueles que querem um sistema operacional poderoso e seguro para implantar em computadores de acesso público. Imagem: Divulgação.

Além disso, o Firefox não permite mais que os usuários acessem os URLs irc:// e ircs://, que podem ser usados por invasores para desbloquear o perfil do navegador padrão e executar outros aplicativos no sistema.

Esta versão também apresenta um novo parâmetro persistence=wipe que permite aos administradores limpar a pasta /home do convidado da partição persistente, junto com o suporte a stub EFI, que é necessário para inicializar o Porteus Kiosk em alguns computadores HP baseados em EFI.

Além disso, a inicialização PXE deve funcionar melhor agora devido aos drivers Broadcom e Realtek PHY do kernel; e o suporte de áudio USB foi aprimorado para oferecer compatibilidade com mais dispositivos.

O Porteus Kiosk 5.1 adiciona informações VAAPI (API de aceleração de vídeo) ao log de depuração, para tornar mais fácil para o desenvolvedor ou administradores encontrar os codecs de vídeo usados para decodificação de hardware baseada em GPU.

Você pode baixar o Porteus Kiosk 5.1 agora mesmo do site oficial. O Porteus Kiosk funciona apenas em computadores com processadores Intel ou AMD (não funciona em dispositivos ARM).

Fonte: 9to5Linux

Distribuição brasileira Linuxfx lança versão estável 10.6 com WXDesktop 1.0.6

Distribuição Linux Bottlerocket da Amazon está disponível

Lançada distribuição EasyOS 2.4

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.