Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download

Veja algumas novidades do sistema operacional.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Arch Linux 2022.09.03 foi lançado neste final de semana como o primeiro snapshot ISO do Arch Linux a ser alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.19.

A versão ISO de setembro de 2022 do Arch Linux já está disponível para aqueles que desejam implantar a distribuição GNU/Linux leve e poderosa em novos computadores. Os desenvolvedores do Arch Linux lançam uma nova imagem ISO todos os meses, mas o instantâneo de setembro de 2022 é especial porque vem com o kernel Linux 5.19 por padrão.

Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download

O kernel Linux 5.19 traz novos recursos como suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte para arquivos de firmware compactados em ZSTD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para o ARM Scalable Matrix Extension (SME), bem como novas e recursos de segurança aprimorados.

Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download
Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download.

O kernel Linux 5.19.6 mais recente está incluído por padrão no instantâneo do Arch Linux 2022.09.03, que também inclui pacotes atualizados que foram lançados em agosto de 2022 e archinstall 2.5 como o principal instalador em modo de texto.

Os desenvolvedores do Arch Linux estão atualmente trabalhando em uma nova versão do archinstall, 2.5.1. Ela está atualmente disponível para testes públicos no GitHub. A versão promete:

  • funcionalidade de interface do usuário aprimorada;
  • verificações de força de senha menos intrusivas;
  • suporte para novos idiomas, suporte para downloads paralelos;
  • Btrfs aprimorado definições de subvolume;
  • processo de seleção de idioma aprimorado e saída de informações;
  • e melhoria no manuseio do BlockDevice.

Atualizações previstas

O archinstall 2.5.1 provavelmente será incluído como o instalador padrão no instantâneo de outubro de 2022. Até então, se você deseja instalar o Arch Linux em novos PCs, pode baixar o Arch Linux 2022.09.03 agora mesmo no site oficial.

Os usuários existentes do Arch Linux não precisam baixar o novo instantâneo ISO para manter suas instalações atualizadas. No entanto, eles devem apenas executar o comando a seguir em um emulador de terminal. Assim, irá instalar todas as atualizações disponíveis, incluindo o kernel Linux 5.19.

Terminal
sudo pacman -Syu

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.