in

Primeiro modem 5G com suporte mmWave da MediaTek é revelado

MediaTek revela seu primeiro modem 5G com suporte mmWave

primeiro-modem-5g-com-suporte-mmwave-da-mediatek-e-revelado
Imagem: XDA Developers

A MediaTek revelou o primeiro modem da empresa com suporte para 5G mmWave, o M80. Ele é o sucessor direto do modem Helio M70 do ano passado e vai enfrentar o modem X60 da Qualcomm. O Helio M70 foi o primeiro modem 5G da empresa, mas não tinha suporte para bandas mmWave.

M80: Modem 5G com suporte mmWave da MediaTek

O modem M80 combina mmWave e sub-6 GHz em um único chip. Semelhante ao seu antecessor, o M80 será um modem integrado, o que significa que existirá lado a lado com outros componentes como CPU, GPU e ISP no mesmo chip.

O MediaTek M80 suporta os modos 5G não autônomo e autônomo com velocidades máximas teóricas de download e upload de 7,67 Gbps e 3,67 Gbps, respectivamente. Ele supera Snapdragon X60 da Qualcomm, por exemplo, que é capaz de atingir 7,5 Gbps no downlink e 3Gbps no uplink. Além disso, também está à frente do modem 5G integrado da Samsung no Exynos 2100, que pode atingir 7,35 Gbps no downlink e 3,67 Gbps no uplink.

JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek, revelou que à medida que as implementações 5G aceleram, o mmWave está se tornando cada vez mais importante. Ele disse ainda que “o novo modem 5G da MediaTek integra suporte para redes sub-6 GHz e mmWave para lidar com essa oportunidade e dar aos fabricantes de dispositivos mais flexibilidade.”

M80 suporta além do mmWave

Além de oferecer suporte para redes mmWave, o M80 também suporta redes duplas 5G SIM, duplas 5G NSA e SA, bem como voz dupla sobre novo rádio (VoNR). Além disso, ele ainda inclui agregação de portadora (CA) em bandas mmWave e sub-6 GHz 5G e suporte para Compartilhamento de espectro dinâmico (DSS).

O M80 também possui as tecnologias UltraSave Network Environment Detection e UltraSave Content Awareness da MediaTek, que podem ajustar dinamicamente a potência e a frequência operacional com base nas condições da rede.

O MediaTek M80 não será lançado em um dispositivo assim tão rapidamente e, os detalhes sobre em qual SoC da MediaTek o novo modem será lançado também permanecem desconhecidos neste momento.

Com informações de: XDA Developers

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

xiaomi-trabalha-em-oculos-inteligentes-para-melhorar-a-qualidade-de-vida-das-pessoas

Xiaomi trabalha em óculos inteligentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas

Agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel deve proporcionar uma experiência mais suave

Agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel deve proporcionar uma experiência mais suave