Primeiro modem 5G com suporte mmWave da MediaTek é revelado

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: XDA Developers

A MediaTek revelou o primeiro modem da empresa com suporte para 5G mmWave, o M80. Ele é o sucessor direto do modem Helio M70 do ano passado e vai enfrentar o modem X60 da Qualcomm. O Helio M70 foi o primeiro modem 5G da empresa, mas não tinha suporte para bandas mmWave.

M80: Modem 5G com suporte mmWave da MediaTek

O modem M80 combina mmWave e sub-6 GHz em um único chip. Semelhante ao seu antecessor, o M80 será um modem integrado, o que significa que existirá lado a lado com outros componentes como CPU, GPU e ISP no mesmo chip.

O MediaTek M80 suporta os modos 5G não autônomo e autônomo com velocidades máximas teóricas de download e upload de 7,67 Gbps e 3,67 Gbps, respectivamente. Ele supera Snapdragon X60 da Qualcomm, por exemplo, que é capaz de atingir 7,5 Gbps no downlink e 3Gbps no uplink. Além disso, também está à frente do modem 5G integrado da Samsung no Exynos 2100, que pode atingir 7,35 Gbps no downlink e 3,67 Gbps no uplink.

JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek, revelou que à medida que as implementações 5G aceleram, o mmWave está se tornando cada vez mais importante. Ele disse ainda que “o novo modem 5G da MediaTek integra suporte para redes sub-6 GHz e mmWave para lidar com essa oportunidade e dar aos fabricantes de dispositivos mais flexibilidade.”

M80 suporta além do mmWave

Além de oferecer suporte para redes mmWave, o M80 também suporta redes duplas 5G SIM, duplas 5G NSA e SA, bem como voz dupla sobre novo rádio (VoNR). Além disso, ele ainda inclui agregação de portadora (CA) em bandas mmWave e sub-6 GHz 5G e suporte para Compartilhamento de espectro dinâmico (DSS).

O M80 também possui as tecnologias UltraSave Network Environment Detection e UltraSave Content Awareness da MediaTek, que podem ajustar dinamicamente a potência e a frequência operacional com base nas condições da rede.

O MediaTek M80 não será lançado em um dispositivo assim tão rapidamente e, os detalhes sobre em qual SoC da MediaTek o novo modem será lançado também permanecem desconhecidos neste momento.

Com informações de: XDA Developers
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.