in

Primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste

Esta versão deve ser menor que as anteriores.

Linux 5.12 desviado do lançamento para permitir uma semana extra de testes

O desenvolvedor Linus Torvalds lançou desde o final de semana o primeiro candidato a lançamento do kernel Linux 5.12 após uma janela de mesclagem incomum. Assim, o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste.

- Anúncios -

Conforme observado na semana passada, a janela de mesclagem do Linux 5.12 teve um início difícil com tempestades de gelo de inverno no noroeste do Pacífico, fazendo com que Linus Torvalds ficasse sem energia elétrica. Portanto, na primeira semana da janela de mesclagem, ele não foi capaz de lidar com o novo ciclo do kernel. No entanto, no final das contas, ele foi capaz de se atualizar esta semana e ainda lançar o Linux 5.12-rc1 dentro do prazo.

Devido à todos os problemas da tempestade de neve, Linus nomeou Linux 5.12-rc1 como o kernel “Frozen Wasteland”.

Primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste

Linus continuou a observar no anúncio 5.12-rc1:

Mesmo que fosse uma janela de mesclagem um pouco menor do que as anteriores, ainda é grande o suficiente para anexar apenas o meu log de mesclagem usual, não a lista completa de 10982 commits não mesclados por mais de 1500 pessoas. Portanto, é mais um sabor dos tipos de coisas que aconteceram, em vez de um mergulho profundo. 

A única coisa que talvez se destaque é que este lançamento realmente fez uma boa limpeza histórica. Sim, no geral ainda temos mais linhas novas do que removemos, mas fizemos uma limpeza geral, removendo o suporte OPROFILE legado (as ferramentas do usuário têm usado a interface “perf” por anos) e removendo várias plataformas SoC legadas e vários drivers que não fazem mais sentido.

O Linux 5.12 stable deve ser lançado no final de abril ou possivelmente no início de maio. Tudo depende de como vai se desenrolar o resto deste ciclo.

Até então, se você quiser experimentar o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 para um test drive, acesse a página do kernel.org. Lembre-se de NÃO instalar esta versão de pré-lançamento em uma máquina de produção.

Versão pode ser menor

Embora o kernel 5.12 do Linux seja embalado com mais drivers novos e atualizados para melhorar o suporte ao hardware, parece que será uma versão geral pequena em comparação com os branches anteriores. Isso se deve à limpeza de primavera que os desenvolvedores do kernel fizeram. Menor é mais por força de expressão, o que não significa que seja pequeno. As versões anteriores tiveram entre 12 e 13 mil commits. Agora, deve ficar na casa dos 10 mil.

Por exemplo, o kernel do Linux 5.12 remove o suporte OPROFILE legacy, pois as ferramentas do usuário usaram a interface “perf” por muitos anos, várias plataformas SoC legadas, bem como alguns drivers desnecessários.

O kernel Linux 5.12 apresenta

Primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 está disponível para teste

Processadores + Plataformas SoC:

  • Revestimento principal do SiFive FU740 e suporte da placa HiFive Unmatched RISC-V. O suporte NUMA também pousou para RISC-V.
  • Intel ASIC N5X e Snapdragon 888 estão junto com as novas plataformas agora suportadas.
  • O novo kernel evitará o desligamento prematuro de sistemas móveis Intel quentes, dependendo da zona térmica sendo desarmada.
  • Suporte ao perfil da plataforma de laptop Lenovo .
  • Melhor suporte a dispositivos Microsoft Surface .
  • A estrutura do Dynamic Thermal Power Management (DTPM) foi fundida para que você não se queime em dispositivos quentes.
  • Várias adições de driver da plataforma x86 .
  • Remoção de plataformas ARM antigas / obsoletas .
  • Remoção do suporte Intel MID e com esse suporte Intel Simple Firmware Interface é removido .

Virtualização:

  • Mais do código do hipervisor ACRN da Intel é upstream para esse hipervisor de IoT/segurança crítica.
  • Fixação de páginas em lote VFIO para melhor desempenho.
  • Suporte para o kernel Linux inicializar como partição raiz no hipervisor da Microsoft;
  • KVM agora permite que o espaço do usuário emule hipercalls do Xen.

Gráficos:

  • Intel VRR/Adaptive-Sync para Intel Xe (Gen12);
  • O overclocking OverDrive da série Radeon RX 6800/6900 agora está conectado.
  • Suporte ao formato de pixel FP16 para mais GPUs Radeon .
  • AMDGPU FreeSync sobre HDMI para dispositivos pré-HDMI 2.1. HDMI 2.1+ ainda está em um estado ruim para drivers de código aberto devido a restrições de especificação.
  • Várias outras melhorias AMDGPU;
  • Adreno 508/509/512 GPU suporte em MSM.
  • A capacidade de desativar as atenuações de segurança gráfica da Intel .
  • Correções do Intel Rocket Lake junto com melhorias no gerenciamento de energia, suporte a cores claras para Tiger Lake e outros acontecimentos do i915.

Phoronix

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Ajenti RHEL CentOS

Ajenti – Administração WEB RHEL e CentOS

Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão

Manjaro ARM 21.02 lançado com Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21 por padrão