in

Progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3

Confira o relatório de progresso de junho do emulador de PlayStation 3 RPCS3.

Progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3

O progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3 continua a mostrar um progresso incrível, o relatório de junho está em alta. Porém, a equipe RPCS3 continua a cortar o seu código para o emulador de PS3 e consequentemente, alcançou um marco impressionante.

Dessa forma, eles finalmente conseguiram chegar ao estágio em que a quantidade de títulos classificados como “Playable” se tornou maior.

Com o Playable atingindo 1.339 títulos, é provável que seja maior agora, já que eles disseram que seus testadores deram um tempo.

A quantidade de títulos classificados como “Nothing” (completamente quebrado) é agora apenas em 2.

Progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3

Nas estatísticas do Git, foram adicionadas 24.284 linhas de código e 14.514 foram removidas por meio de 42 solicitações de 12 autores.

Progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3

Entretanto, vamos conferir as melhorias no emulador RPCS3:

Melhorias no suporte para MSAA Nativa

Uma mudança absolutamente enorme desta vez, é a inclusão de suporte para o MSAA nativo.

Consequentemente, alguns jogos usaram o MSAA em objetos específicos e causaram problemas gráficos. Agora está implementado, os jogos devem parecer e funcionar melhor no geral.

Basta olhar a diferença:

Progresso do emulador de PlayStation 3 RPCS3
Uma rápida olhada no aprimoramento do suporte MSAA nativo

Muitos jogos AAA (como Red Dead Redemption, Crysis, Killzone, Ratchet & Clank, etc.) contam com MSAA para efeitos visuais apropriados.

Certamente, você verá nas imagens abaixo, que os efeitos visuais são melhores com esta função ativada:

Porém, eles também disseram que a implementação atual é bastante restrita para combinar com o PS3.

Por outro lado, eles planejam torná-la mais flexível para permitir melhorias gráficas adicionais no emulador RPCS3.

No vídeo abaixo, eles mostram vários exemplos de jogos que exigem suporte do MSAA para corrigir problemas gráficos:

Melhorias no suporte multithreading no RSX

Mais refinamentos foram feitos durante este ciclo também como o suporte multithreading para cargas de trabalho RSX.

Depois disso, com um monte de gargalos encontrados foram corrigidos para ajudar a melhorar o desempenho em diferentes áreas.

Embora o aprimoramento do desempenho da melhoria seja bem-vindo, há uma diminuição na utilização do Guest RSX com um aumento nas métricas do host, mostrando a mudança do gargalo do RSX para os outros componentes.

Aqui está um exemplo do antes e depois de utilização de recursos com o RSX Multithreading. Assim, é notável o ganho de alguns FPS:

Isto levou um grande aumento no desempenho em vários títulos e especialmente muitos jogos de 60FPS que ficaram presos em meados dos anos 30 [rs].

Agora alguns podem atingir 60FPS, o que deve melhorar a jogabilidade, especialmente em jogos de luta. No entanto, vamos guardar.

Perceba o considerável aumento de FPS no canto superior esquerdo:

Melhorias na estrutura de quadros no emulador RPCS3

Finalmente, o mecanismo de submissão de frames reestruturado do kd-11 no renderizador Vulkan para evitar o bug de deadlock do driver NVIDIA que apareceu desde os drivers da série 400.

Enquanto isso corrigia completamente o erro de deadlock com as GPUs NVIDIA, também melhorou drasticamente o ritmo de frames em vários títulos, virtualmente eliminando engasgos que assolava os jogos da Yakuza.

Note os frames na tarja transparente na parte superior do vídeo:

Comentando o desempenho de alguns jogos

Haze se tornou jogável, Backbreaker Vengeance é outro que é jogável, problemas com Kidou Senshi Gundam UC foram corrigidos.

2010 FIFA World Cup: South Africa é outro título jogável, Fight Night Champion pode entrar no jogo mas há problemas de desempenho.

O SEGA Rally Online Arcade também pode entrar no jogo agora, mas o desempenho não é bom, o DJ Hero também pode entrar no jogo, mas o emulador ainda não suporta os toca discos de DJ.

Conclusão

Em resumo, é surpreendente o que eles são capazes de fazer, tantos jogos que serão mantidos vivos graças à equipe do emulador de PlayStation 3 RPCS3.

Contudo, vamos esperar o progresso no emulador RPCS3 para que futuramente esses e alguns outros jogos rodem com mais fluidez.

Emulação é essencial para a história dos jogos!

Veja a postagem completa aqui.

Fonte: GamingOnLinux e RPCS3

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

KDevelop 5.4 foi lançado com o suporte do Meson

KDevelop 5.4 foi lançado com o suporte do Meson

50 anos da Apollo 11 e a computação - Parte 2

50 anos da Apollo 11 e a computação – Parte 2