Notícias

06/11/2021 às 08:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Projeto Trident é descontinuado depois de mudar base do FreeBSD para Void Linux e desenvolver desktop Lumina

Projeto Trident é descontinuado depois de mudar base do FreeBSD para Void Linux e desenvolver desktop Lumina

Foram várias tentativas de manter o projeto vivo. Porém, infelizmente, o Projeto Trident é descontinuado depois de mudar base do FreeBSD para Void Linux e desenvolver desktop Lumina.


Para quem nunca ouviu falar do Projeto Trident, aqui está um breve resumo. Em 2005, Kris Moore introduziu o PC-BSD como uma maneira fácil de configurar o FreeBSD com uma interface de desktop. Foi adquirida no ano seguinte pela iXsystems. Em setembro de 2016, o nome do projeto foi alterado para TrueOS. O projeto também se tornou um lançamento contínuo baseado no ramo Atual do FreeBSD. Dois anos depois, a TrueOS anunciou que eliminaria a versão desktop de seu sistema operacional e se concentraria no mercado corporativo e de servidores. Os elementos da área de trabalho foram desmembrados para um novo projeto: Projeto Trident.

Por um tempo, a equipe de desenvolvimento do Projeto Trident deu o melhor de si para criar uma boa experiência de desktop além do FreeBSD. No entanto, devido a problemas com o FreeBSD, incluindo “compatibilidade de hardware, padrões de comunicação ou disponibilidade de pacotes continuam a limitar os usuários do Projeto Trident”, eles decidem basear-se em outra coisa. A solução deles foi rebasear o projeto no Void Linux em 2019. Por um tempo, parecia que o futuro do Projeto Trident estava definido. Então, veio a pandemia em 2020.

Acabou. Projeto Trident é descontinuado depois de mudar base do FreeBSD para Void Linux e desenvolver desktop Lumina

Em 29 de outubro, a equipe do Projeto Trident postou o seguinte anúncio:

É com grande tristeza que estamos anunciando que o Projeto Trident ficará em suspenso a partir de 1º de novembro de 2021 e estará fechando em março de 2022. A equipe principal do projeto chegou a esta decisão em conjunto. Com mudanças e acontecimentos nos últimos dois anos na vida, empregos, família, etc; nossas prioridades individuais também mudaram.

Manteremos o repositório de pacotes e sites do Projeto Trident em funcionamento até a data EOL de 1º de março de 2022, mas encorajamos fortemente os usuários a começarem a procurar soluções alternativas de SO para desktops no feriado de ano novo que se aproxima.

Obrigado a todos pelo apoio e incentivo! O projeto teve um bom andamento e foi um prazer conhecer muitos de vocês ao longo dos anos.

O Projeto Lumina continua

Uma constante em toda a saga PC-BSD/TrueOS/Project Trident é o ambiente de desktop em uso. Em 2012, Ken Moore (irmão mais novo de Kris) começou a trabalhar em um ambiente de desktop baseado em Qt chamado Lumina. Em 2014, ele se tornou o ambiente de desktop padrão do PC-BSD e permaneceu assim até o Projeto Trident. O Lumina se diferencia de outros ambientes de desktop porque foi projetado para ser independente do sistema operacional. Outros ambientes de desktop como KDE e GNOME têm código específico do Linux que torna difícil a portabilidade para BSD.

Em junho deste ano, Ken entregou as rédeas do Lumina para um colega desenvolvedor do Projeto Trident, JT Pennington (também famoso no BSDNow).

anúncio afirma:

Após mais de 7 anos de trabalho, decidi que é hora de deixar que outros assumam o desenvolvimento do projeto Lumina Desktop daqui para frente. Tem sido uma tarefa incrível que me empurrou para áreas de desenvolvimento que eu nunca havia considerado antes. No entanto, com as mudanças no trabalho e na vida, meu tempo para desenvolver novas funcionalidades para o Lumina se tornou quase inexistente, particularmente para a mudança Qt5 -> Qt6 que virá no próximo ano ou assim. Ao passar a tocha para JT (q5sys no GitHub), espero que o projeto possa receber atualizações mais oportunas, para o benefício de todos.

Obrigado a todos e espero o sucesso contínuo do projeto Lumina Desktop!!

Via It’s Foss

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.