Proxmox e Kwort lançam novas versões

Mageia 7.1, Emmabuntüs, OPNsense, Network Security Toolkit, Proxmox e Univention Corporate Server (UCS) são atualizados
Proxmox

O Proxmox Virtual Environment (VE) é uma plataforma de virtualização de código aberto para executar dispositivos virtuais e máquinas virtuais, com base no Debian. A versão mais recente do projeto é Proxmox VE 5.2, que possui suporte integrado para o recurso Let’s Encrypt certificados de segurança gratuitos.

O Proxmox VE 5.2 vem com novos recursos

Proxmox

  • Pacote Cloud-init para automação de provisionamento de VM. O Cloud-Init é um pacote que lida com a configuração inicial de uma máquina virtual quando é inicializado pela primeira vez e permite o provisionamento de VMs que foram implantadas com base em um modelo. Com o pacote Cloud-Init, os usuários do Proxmox podem facilmente configurar nomes de host, adicionar chaves SSH;
  • um plug-in de armazenamento CIFS/SMB;
  • e o gerenciamento de certificados Let’s Encrypt por meio da interface gráfica do usuário. 

A equipe de desenvolvimento Proxmox  possibilitou a criação e a configuração de clusters do Proxmox VE por meio da interface da Web. A plataforma de gerenciamento de virtualização de código aberto Proxmox VE 5.2 é baseada no Debian 9.4 e em um Kernel do Linux 4.15 atualizado e modificado. 

Informações adicionais podem ser encontradas no anúncio de lançamento da distribuição.

Download Proxmox

O Kwort é uma distribuição Linux baseada em CRUX que usa o kit de ferramentas GTK + e o gerenciador de janelas Openbox. Sua característica mais destacada é um gerenciador de pacotes, chamado kpkg, para recuperar pacotes. A distribuição do Kwort publicou uma nova versão, o Kwort 4.3.3, que contém dois compiladores e várias atualizações de pacotes principais.

Os aspectos técnicos mais significativos são:

  • kernel do Linux 4.14.40. Novo toolchain com glibc 2.27;
  •  gcc 7.3.0 e binutils 2.29.1;
  • novo kpkg tem alguns novos recursos e novas variáveis ??documentadas (na página man) para torná-lo menos propenso a erros e mais automatizado;
  • O arquivo kdb oficial está agora incluído no pacote kpkg, então não é necessário baixá-lo e instalá-lo manualmente. 
  • Chrome 65.0.3325.181. Brave 0.22.22 disponíveis. O Firefox foi deixado de fora.

Mais detalhes podem ser encontrados na home page do projeto.