Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

28/07/2021 às 16:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

PulseAudio 15 lançado com melhorias no Bluetooth e melhor suporte de hardware

PulseAudio 15 lançado com melhorias no Bluetooth e melhor suporte de hardware

Enquanto o PipeWire continua em uma boa trajetória ascendente para cumprir os papéis do PulseAudio e JACK junto com outras necessidades de gerenciamento de stream de áudio e vídeo, o PulseAudio ainda não jogou a toalha e está se movimentando. Então, nesta terça-feira houve um grande lançamento da versão 15.0. Assim, o PulseAudio 15 lançado com melhorias no Bluetooth e melhor suporte de hardware.

O PulseAudio 15.0 é caracterizado por uma série de melhorias no Bluetooth, incluindo:

  • suporte para codecs LDAC;
  • AptX, SBC XQ;
  • suporte para perfis HFP Bluetooth;
  • e manuseio para Volume Absoluto A2DP AVRCP. 

Além do trabalho com Bluetooth, o PulseAudio 15.0 traz um módulo de dissipador surround virtual reescrito, melhorias no módulo de detecção de barramento JACK, melhor suporte para FreeBSD, suporte para Windows com o sistema de construção Meson e várias melhorias de API.

PulseAudio 15 lançado com melhorias no Bluetooth e melhor suporte de hardware

PulseAudio 15 lançado com melhorias no Bluetooth e melhor suporte de hardware

PulseAudio é um sistema de servidor de som para sistemas operacionais POSIX, o que significa que é um proxy para seus aplicativos de som. É parte integrante de todas as distribuições Linux modernas relevantes e é usado em vários dispositivos móveis, por vários fornecedores. Ele executa operações avançadas em dados de som à medida que passam entre o aplicativo e o hardware. Coisas como transferir áudio para uma máquina diferente, alterar o formato de amostra ou contagem de canais, ou mixar vários sons em uma entrada / saída, são facilmente alcançadas usando o PulseAudio.

As novas melhorias de hardware incluem suporte para SteelSeries Arctis 9, HP Thunderbolt Dock 120W G2, OnePlus Type-C Bullets, Sennheiser GSX 1000/1200 PRO e muito mais.

Mais detalhes sobre o novo lançamento do servidor de som PulseAudio 15.0 via FreeDesktop.org.

Pipewire lançou nova versão este mês

Um novo lançamento do PipeWire foi feito neste mês para esta solução de gerenciamento de stream de áudio e vídeo para Linux que pode substituir JACK e PulseAudio. Na verdade, o PipeWire já é mantido por padrão em distribuições como o Fedora Linux, desde a versão 34 que saiu este ano. Novos recursos estão precistos para muito breve, quando chegar o Fedora Linux 35 no final deste ano.

PipeWire continua amadurecendo bem este ano e com o PipeWire 0.3.32 leva as coisas um passo adiante. O PipeWire 0.3.32 tem algumas melhorias, bem como várias correções de bugs diferentes que continuam a ocorrer graças ao uso do PipeWire no Fedora Workstation 34 e começando a aparecer em mais ambientes também.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.