in

Python deve vencer Java entre as linguagens de programação

Queda da linguagem Java tem se mantido ao longo dos anos.

Python deve vencer Java entre as linguagens de programação

Embora C e Java continuem a manter a primeira e segunda posições no índice TIOBE, sua popularidade está diminuindo rapidamente. Na verdade, a linguagem de programação Java atingiu o “menor nível histórico” desde 2001, caindo 4,32 pontos percentuais em comparação com outubro de 2019. Enquanto isso, Python, que está em terceiro lugar, atingiu um novo recorde histórico de 11,28%.

Até agora, C e Java sempre ocuparam as 2 primeiras posições para a linguagem de programação mais popular no índice TIOBE. Porpem, a diferença entre Python e Java agora é inferior a 1,3%. Do jeito que a popularidade do Python está crescendo, não seria uma surpresa se ele vencesse o Java completamente.

Para quem não sabe, o Índice TIOBE classifica a popularidade das linguagens de programação pesquisando um grande número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados em todo o mundo.

Python deve vencer Java entre as linguagens de programação

As 10 principais linguagens de programação da Tiobe em outubro de 2020 são C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, PHP, R e SQL (em ordem decrescente).

Python deve vencer Java entre as linguagens de programação

Declínio na popularidade do Java

Em setembro, Paul Jansen, CEO da TIOBE Software, disse que o Java “está com problemas reais” por causa de seu declínio de 3,81% ano a ano. Enquanto isso, Python, que foi criado em 1991, ganhou vários fãs devido ao seu uso extensivo por cientistas de dados e ao surgimento do aprendizado de máquina.

Na verdade, as classificações de outubro de 2020 da Tiobe agora estão rastreando as observações do RedMonk nas classificações de julho de 2020 (as classificações de RedMonk são obtidas de dados do GitHub e Stack Overflow).

Futuro da linguagem de programação Java

Apesar do atual declínio em sua popularidade, o Java continuará sendo importante. No entanto, sua imagem como uma “linguagem ideal” para novos desenvolvedores está ameaçada, pois os programadores também estão explorando outras linguagens.

O guardião atual do Java, a própria Oracle deve inovar o Java para evitar que novos desenvolvedores Java adotem linguagens mais recentes como Rust e Kotlin. No entanto, dito isso, a Java é usado por 69% dos desenvolvedores em tempo integral em todo o mundo e um número tão grande diz muito sobre sua popularidade.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.