Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

27/09/2021 às 18:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Q4OS 4 traz o ambiente de desktop Trinity para o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”

Q4OS 4 traz o ambiente de desktop Trinity para o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”
2.8/5 - (5 votes)

Os desenvolvedores da distribuição leve Q4OS Linux baseada em Debian anunciaram hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Q4OS 4.6 como a última versão estável da série Q4OS 4 “Gemini” LTS.

O Q4OS é a distribuição que você provavelmente conhece para envio com o Trinity Desktop Environment (TDE). Poucas distros usam o Trinity DE atualmente, mas o objetivo do Q4OS é transformar o máximo de usuários do Windows em usuários do Linux.

A versão mais recente, Q4OS 4.6, está aqui após mais de um ano de desenvolvimento, baseada na série do sistema operacional Debian GNU / Linux 11 “Bullseye” e apresentando a versão mais recente do Trinity Desktop Environment 14.0.10, bem como a área de trabalho KDE Plasma 5.20 ambiente, como edições separadas.

Acho que o KDE Plasma e o Trinity DE são ótimos para usuários do Windows que desejam mudar para GNU/Linux, mas se você tiver um computador mais antigo, especialmente um com processador de 32 bits (i686-PAE e i386), você precisa ir com a edição Trinity, que é compatível com sistemas de 32 e 64 bits com mídia ativa e apenas de instalação.

No entanto, se você tiver um PC mais recente, o Q4OS oferece a experiência única de ter os ambientes de desktop KDE Plasma e TDE na mesma instalação, alternando facilmente entre eles.

Q4OS 4 traz o ambiente de desktop Trinity para o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”

Q4OS 4 traz o ambiente de desktop Trinity para o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”

Um dos recursos mais interessantes do lançamento Q4OS 4.6 é um utilitário Desktop Profiler atualizado que agora oferece suporte a perfis personalizados, um recurso que permite aos usuários exportar seu status de desktop atual como um instantâneo que pode ser modificado ou editado para criar outros perfis personalizados, bem como suporte para manter perfis de aplicativos para cada ambiente de desktop.

Qualquer perfil é importável, portanto, um usuário pode importar e aplicá-lo posteriormente em outro hardware, explicam os desenvolvedores. Em outras palavras, um usuário obtém facilmente uma nova instalação de sistema operacional configurada e pronta para trabalhar com um mínimo de esforço pós-instalação.

Sendo baseado na série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, a série Q4OS 4 “Gemini” será enviada com o kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Além disso, o Q4OS 4 “Gemini” é uma versão de suporte de longo prazo que receberá patches de segurança e atualizações de software por pelo menos cinco anos.

Você pode baixar o Q4OS 4.6 agora mesmo do site oficial, onde encontrará informações sobre os requisitos mínimos do sistema, bem como o instalador do Windows que permite colocar o Q4OS junto com a instalação do Windows. Enquanto isso, os desenvolvedores estão trabalhando no suporte ARM para dispositivos Raspberry Pi e Pinebook Pro.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

2.8/5 - (5 votes)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.