in

Qt 5.14 Beta 2 lançado

Esta é outra chance de testar a atualização do Big Toolkit

Qt nega que novos lançamentos serão restritos a clientes pagantes

A segunda versão beta do Qt 5.14 está disponível para testes antes desta atualização do kit de ferramentas Qt5. Portanto, este deve ser o último passo antes de termos todas as atenções voltadas para o desenvolvimento do Qt 6.0 com previsão de lançamento no próximo ano. Sendo assim, acaba de ser lançado o Qt 5.14 Beta 2.

As novidades do Qt 5.14 Beta 2 que foi lançado

Qt 5.14 Beta 2 lançado

O Qt 5.14 entrou na versão beta no início deste mês, enquanto agora uma segunda versão beta está pronta com as últimas correções e melhorias para novas funcionalidades. O Qt 5.14 Beta 2 está em execução apenas com alguns dias de atraso. No entanto, é importante destacar que o ciclo de lançamento está atualmente cerca de um mês atrasado devido a um lançamento alfa tardio. Os desenvolvedores da empresa Qt esperam poder entregar o Qt 5.14.0 por volta do final de novembro. Contudo, devido a algumas semanas de atraso, não está claro neste momento se eles serão capazes de atingir esse objetivo.

O Qt 5.14 é uma grande atualização de seis meses com a introdução inicial de um renderizador de cenário gráfico independente da API de gráficos. Porém, isso deve ser aprimorado com o Qt6 (inclui suporte a Vulkan e mais). Além disso, há melhor manuseio do HiDPI, uma revisão na segmentação 3D do Qt, a Qt Multimedia agora suporta o GStreamer OpenGL e o novo Qt Quick Timeline. Muitas outras alterações também são previstas.

Informações do Qt 5.14 Beta 2 lançado

Detalhes do Qt 5.14 Beta 2 podem ser encontrados na lista de discussão. O Qt Wiki cobre todas as mudanças importantes ??para esta próxima atualização do kit de ferramentas.

Após o Qt 5.14, uma atualização do Qt 5.15 é esperada no começo do ano. No entanto,  provavelmente será uma atualização relativamente menor e focada em correções de erros e alterações obsoletas no Qt6. Se tudo correr bem, o Qt 6.0 fará sua estreia antes do final de 2020.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.