in

Qt 6.0 tem data de lançamento

Cronograma aponta final do ano como provável data.

Qt 5.15.1 chega com mais de 400 correções de bugs

Já está definida pela empresa Qt uma data certa para lançamento da mais nova versão do Qt 6.0. O cronograma de lançamento, de acordo com o plano da The Qt Company neste momento seria congelar recursos em 31 de agosto. Assim, depois disso, a primeira versão alfa deve sair em meados de setembro. Já a versão beta do Qt 6.0 está prevista para meados de outubro. A primeira versão candidata a lançamento do Qt 6.0 só sai em meados de novembro. Então, finalmente, a versão final do Qt 6.0.0 só será lançado em 1 de dezembro.

Qt 6.0 tem data de lançamento

Qt 6.0 tem data de lançamento

Portanto, sabe-se que o plano deles é lançar o Qt 6.0 até o final de 2020. Deste modo, o calendário que acaba de ser divulgado e está em pleno vigor só confirma as primeiras especulações em torno do assunto.

As versões do Qt5 são conhecidas pelos atrasos de várias semanas no lançamento de cada ciclo.  Sendo assim, veremos se o Qt 6.0.0 e suas grandes mudanças de arquitetura prometidas levam ao lançamento do Qt 6.0.0 no prazo. Porém, dado esse histórico de atrasos, não será difícil imaginar que só tenhamos o novo Qt 6 depois do Natal, mais precisamente no início de 2021. Então, tudo depende dos atrasos na liberação persistirem ou não até lá. De qualquer forma, parece que o Qt 6.0.0 ainda deve estar garantido até o final do ano 2020.

Esse cronograma inicial do Qt6 acaba de ser publicado na lista de discussão do Qt. Isso também coincide com o roteiro da The Qt Company para 2020.

No entanto, ainda não não há qualquer confirmação ou negação sobre outra polêmica em tono do projeto Qt.  Logo, não há nenhuma palavra adicional se pretenderem restringir novos lançamentos a clientes pagantes por qualquer período de tempo. Esse rumor surgiu no início do mês de abril e foi parcialmente desmentido pela empresa.  Ela nega que vá privilegiar clientes dispostos a pagar uma anuidade pelo programa.

Phoronix