Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

26/08/2021 às 15:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Qt Creator 5.0 lançado com back-end Experimental do Clangd e compilações experimentais do Docker

Qt Creator 5.0 lançado com back-end Experimental do Clangd e compilações experimentais do Docker

A Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 5.0 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt e C ++. Então, o Qt Creator 5.0 lançado com back-end Experimental do Clangd e compilações experimentais do Docker.

Com o lançamento do Qt Creator 5.0 de agora, eles mudaram para o controle de versões semânticas. O mais empolgante com o Qt Creator 5.0 é que ele oferece o uso experimental do Clangd como back-end para o modelo de código C e C ++ do Qt Creator. O Clangd acabará por ser usado para seu modelo de código, em vez de sua solução baseada em libclang existente. O Clangd pode ser usado para fornecer autocompletar código e outros recursos com o Language Server Protocol.

Conforme anunciado na postagem do blog de lançamento 4.15, estamos mudando para um esquema de versionamento semântico, então esta é a primeira grande atualização de versão do Qt Creator em muito tempo! Não espere um IDE completamente reescrito – ainda estamos seguindo o estilo de desenvolvimento incremental, e o próximo lançamento de recurso do Qt Creator será 6.0 no final do ano.

Qt Creator 5.0 lançado com back-end Experimental do Clangd e compilações experimentais do Docker

Qt Creator 5.0 lançado com back-end Experimental do Clangd e compilações experimentais do Docker

O Qt Creator 5.0 vem com suporte experimental para Clangd como backend para o modelo de código C / C ++. Este recurso é opcional e desativado por padrão. Ele substitui o modelo de código baseado em libclang, com base em nosso suporte para o Language Server Protocol . Como mencionado, isso ainda é experimental. A conclusão ainda não funciona e ainda é fornecida via libclang. Algumas das outras funcionalidades funcionam apenas com uma compilação de desenvolvimento do Clangd do branch “principal” . Se você quiser tentar, habilite “Usar clangd” em Ferramentas> Opções> C ++> Clangd (ou Qt Creator> Preferências> C ++> Clangd no macOS) e forneça um executável Clangd recente.

O modelo de código C ++ recebeu várias correções. Quando você renomeia um símbolo, não selecionamos mais arquivos por padrão que não estão diretamente relacionados ao seu projeto, como cabeçalhos Qt, mesmo que contenham o símbolo. As alterações nos arquivos “.ui” e “.scxml” agora são refletidas imediatamente no modelo de código sem recompilação.

O Qt Creator 5.0 também está trazendo suporte experimental para a construção e execução de aplicativos em contêineres Docker. A integração inicial do Docker é limitada ao Linux e com bases de código construídas usando CMake.

Alguns dos outros trabalhos que estão acontecendo no Qt Creator 5.0 incluem suporte QML aprimorado, o cliente Language Server Protocol agora oferece suporte a notificações de progresso e fragmentos, melhorias de IU, possíveis correções de falhas, melhorias no sistema de compilação CMake e várias outras melhorias para facilitar o desenvolvimento do Qt.

Mais detalhes sobre as Qt Creator 5.0 alterações via Qt.io.

Enquanto isso, a The Qt Company também está encerrando o lançamento do kit de ferramentas Qt 6.2 LTS para estreia no próximo mês.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.