Artigo

28/01/2019 às 09:00

3 min leitura

Avatar Autor
Por Diego Silva

Qual a diferença entre su e sudo?

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Esses dois comandos são amplamente utilizados em todas as distribuições baseadas no debian e suas variantes, mas qual é a diferença entre su e sudo?

Primeiramente, ambos os comandos são utilizados afim de conceder privilégios de administrador para um determinado usuário, mas cada um deles tem sua particularidade e função, vejamos.

Sudo

O sudo é um comando que tem como principal função atribuir poderes de administrador de maneira passageira para um determinado comando para que seja efetuada uma tarefa, exemplo;

sudo apt-get upgrade

Nessa linha de comando você está atribuindo poderes de administrador para o comando apt-get upgrade que vai processar todas as atualizações que estiverem pendente na sua distro. Depois de terminado esse processo, os poderes de administrador se encerram até que você os invoque novamente

Su

O su tem como função a troca de usuário ou a chamada do superusuário(administrador). É através dele que você pode incorporar qualquer usuário presente no sistema, bastando apenas informar qual deseja como no exemplo abaixo;

$ su sempreupdate

$ senha:

$ [email protected]: /home/usuariosempreupdate

Nesse caso, se você não for um usuário root, vai precisar saber a senha do usuário que você quer mudar, para fazer a transição.

Uma outra função do comando su é a de atribuir poderes de administrador para uma janela do terminal de maneira que você não vá precisar declarar esses poderes novamente até que saia desse modo através do comando ‘exit‘ ou feche a janela.

Essas são algumas das varias outras coisas que pode ser feito com esses dois incríveis comandos.

Um amante da tecnologia e da livre informação.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×