Qual a diferença entre suspender e hibernar? E quando usar cada uma dessas opções!

Emanuel Negromonte
Por Emanuel Negromonte

Atualmente nos sistemas operacionais, não só no Linux, vamos encontrar três ou mais opções. Geralmente, as opções desligar, reiniciar, hibernar e suspender, sempre aparecem. No entanto, junto com elas vem uma dúvida recorrente, se suspender e hibernar são a mesma coisa.

Apesar de serem muito parecidas, as funcionalidades não são a mesma coisa. Mas não se preocupe, hoje vamos explicar a diferença entre suspender e hibernar.

Diferença entre suspender e hibernar!

A opção de suspender é ideal para quem quer economizar energia, mas também é comumente usada para quem não quer esperar o computador reinicializar ou inicializar. Vamos exemplificar, digamos que você esteja em uma determinada tarefa e precisa se ausentar por algum tempo. No entanto, você quer continuar de onde parou rapidamente, e não quer ter que salvar, desligar tudo e depois ter que fazer o oposto.

Eis que neste caso, a função de suspender é ideal. Além do computador voltar ao estado normal rapidamente, você não precisa esperar o reinicio do sistema e todo aquele processo, é como se ele ficasse a sua espera, de um toque no teclado ou algum movimento para que o computador retornasse ao modo normal de consumo de energia e produção.

Já no modo hibernar, o uso é popular em notebooks, e deve ser usado assim para economizar bateria. Perceba que no modo suspender, o computador fica em um estado de baixo consumo de energia, mas consome, e isso não seria interessante para quem esta utilizando somente a bateria do dispositivo.

Assim, o modo hibernar será mais radical. Assim que o usuário aciona o modo hibernar, o computador começa a desligar tudo. No entanto, caso você tenha algum documento aberto, ou navegador, enfim qualquer aplicativo, o sistema vai salvar tudo no disco rígido, e quando você pressionar o botão ligar tudo vai estar exatamente como você deixou.

Por fim, perceba que o modo suspender é ideal usar quando você estiver conectado a uma fonte de energia tanto para notebooks quanto para desktop. Claro, se você estiver usando bateria mas não vai ficar tanto tempo longe do notebook, não há problemas.

Já o modo hibernar use-o quando for passar mais que vintes minutos longe de computador que estiver utilizando bateria, especialmente se você não tiver uma tomada por perto, ou não estiver com o seu carregador à mão.

Esperamos ter esclarecido qual a diferença entre suspender e hibernar. Utilize-os de forma adequada e nunca perca tempo e nem energia.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.