in

Qual a diferença entre suspender e hibernar? E quando usar cada uma dessas opções!

Essa dúvida é muito comum entre os usuários, mas hoje vamos esclarecer as diferenças essenciais!

qual-a-diferenca-entre-suspender-e-hibernar-e-quando-usar-cada-uma-dessas-opcoes

Atualmente nos sistemas operacionais, não só no Linux, vamos encontrar três ou mais opções. Geralmente, as opções desligar, reiniciar, hibernar e suspender, sempre aparecem. No entanto, junto com elas vem uma dúvida recorrente, se suspender e hibernar são a mesma coisa.

Apesar de serem muito parecidas, as funcionalidades não são a mesma coisa. Mas não se preocupe, hoje vamos explicar a diferença entre suspender e hibernar.

Diferença entre suspender e hibernar!

A opção de suspender é ideal para quem quer economizar energia, mas também é comumente usada para quem não quer esperar o computador reinicializar ou inicializar. Vamos exemplificar, digamos que você esteja em uma determinada tarefa e precisa se ausentar por algum tempo. No entanto, você quer continuar de onde parou rapidamente, e não quer ter que salvar, desligar tudo e depois ter que fazer o oposto.

Eis que neste caso, a função de suspender é ideal. Além do computador voltar ao estado normal rapidamente, você não precisa esperar o reinicio do sistema e todo aquele processo, é como se ele ficasse a sua espera, de um toque no teclado ou algum movimento para que o computador retornasse ao modo normal de consumo de energia e produção.

Já no modo hibernar, o uso é popular em notebooks, e deve ser usado assim para economizar bateria. Perceba que no modo suspender, o computador fica em um estado de baixo consumo de energia, mas consome, e isso não seria interessante para quem esta utilizando somente a bateria do dispositivo.

Assim, o modo hibernar será mais radical. Assim que o usuário aciona o modo hibernar, o computador começa a desligar tudo. No entanto, caso você tenha algum documento aberto, ou navegador, enfim qualquer aplicativo, o sistema vai salvar tudo no disco rígido, e quando você pressionar o botão ligar tudo vai estar exatamente como você deixou.

Por fim, perceba que o modo suspender é ideal usar quando você estiver conectado a uma fonte de energia tanto para notebooks quanto para desktop. Claro, se você estiver usando bateria mas não vai ficar tanto tempo longe do notebook, não há problemas.

Já o modo hibernar use-o quando for passar mais que vintes minutos longe de computador que estiver utilizando bateria, especialmente se você não tiver uma tomada por perto, ou não estiver com o seu carregador à mão.

Esperamos ter esclarecido qual a diferença entre suspender e hibernar. Utilize-os de forma adequada e nunca perca tempo e nem energia.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook

Como usar o e-mail do Outlook no Linux

linux-e-necessario-reiniciar-o-sistema-a-cada-atualizacao

Linux: é necessário reiniciar o sistema a cada atualização?