Quase todas as empresas devem aumentar investimento em automação de TI

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Nada menos que 88% das empresas pretendem aumentar os investimentos em tecnologias que levem à automação de serviços de TI ainda este ano. É o que revela uma nova pesquisa da empresa de soluções de orquestração e automação de serviços Stonebranch. O estudo revela que quase todas as empresas devem aumentar investimento em automação de TI.

O relatório tem como base uma pesquisa com entrevistados de empresas com mais de 1.000 funcionários. Eles opinaram sobre automação e orquestração no que se refere à nuvem, pipelines de dados, operações de TI, habilitação de autoatendimento e muito mais.

Quase todas as empresas devem aumentar investimento em automação de TI

Desenvolvido em parceria com a IEEE Computer Society, o relatório Global State of IT Automation 2022 identifica as últimas tendências, melhores práticas e benchmarks para automação e orquestração em nuvem, pipelines de dados, operações de TI, habilitação de autoatendimento e muito mais. As principais descobertas incluem: 

Quase todas as empresas devem aumentar investimento em automação de TI
  • Ambientes multinuvem são a norma. 92% das empresas usam mais de dois provedores de serviços de nuvem pública e 91% automatizam suas transferências de dados entre esses provedores. 
  • A integração é fundamental. 78% dos entrevistados relatam que alteram as fontes de dados pelo menos trimestralmente, se não com mais frequência, para conectar um conjunto de ferramentas de análise, sistemas de origem e tecnologias de armazenamento em constante mudança.
  • As plataformas de orquestração e automação de serviços (SOAP) cresceram em popularidade. Apenas dois anos após o Gartner criar a categoria, 43% das empresas planejam investir em SOAP até o final de 2022.

Quase todas as empresas devem aumentar investimento em automação de TI

O crescimento da automação está sendo impulsionado pela adoção da nuvem, diz o relatório, com 69% das empresas procuram automatizar aplicativos e plataformas em nuvem, bem como contêineres. 92% usam mais de dois provedores de serviços de nuvem pública nas operações do dia-a-dia. Além disso, 91% automatizam as transferências de dados entre vários provedores de nuvem pública.

Os programas de automação em silos podem ter funcionado quando direcionados apenas a servidores, mainframes e aplicativos locais, diz Peter Baljet, CTO da Stonebranch. 

No entanto, a nuvem – tanto pública quanto privada – adicionou uma camada totalmente nova de complexidade, exigindo que as organizações pensem em como orquestram fluxos de trabalho automatizados que abrangem ambientes locais e de nuvem.

O estudo também descobriu que 93% das empresas têm uma equipe de automação de TI centralizada. Por outro lado, outros 84% oferecem um portal de automação de TI de autoatendimento para usuários de negócios, equipes de dados e desenvolvedores. 90% das empresas têm mais da metade de suas ferramentas de dados na nuvem e 78% alteram as fontes de dados ou ferramentas que automatizam pelo menos trimestralmente, se não com mais frequência.

relatório completo está disponível para download no site Stonebranch.

Via BetaNews

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.