Que tal um IBM PalmTop com um Linux moderno?

Se você está acostumado com dispositivos finos e leves atualmente, precisa lembrar que nem sempre foi assim. Os primeiros laptops, por exemplo, eram bastante volumosos, mas o IBM PalmTop começou a mudar isso. Já imaginou um IBM PalmTop nos dias atuais? E se ele rodasse um Linux moderno, será que valeria a pena ter um?

Um IBM PalmTop para os dias atuais

O mercado de computação portátil pode parecer dominado por smartphones hoje, mas antes de sua adoção em massa havia outras ofertas para aqueles que precisavam de algum poder de computação em movimento.

Se um laptop dos anos 90 era muito volumoso, sempre havia o IBM PalmTop que se destacava por sua relação tamanho-peso, e para a época em que foi criado. Mingcong Bai (Via:Hackaday) ainda tem uma dessas antiguidades e decidiu ver se ainda era utilizável carregando nele uma distribuição Linux personalizada.

O PalmTop ostentava hardware modesto mesmo para a época com um Intel 486SL rodando a 33 MHz com 20 MiB de RAM. Este também usa um cartão CompactFlash de 1 GB para armazenamento e, embora Mingcong Bai observe que é possível executar o Windows 95 nele, não é uma experiência de usuário particularmente boa.

Uma distribuição Linux personalizada para hardware antigo, AOSC/Retro, ajuda a resolver alguns desses problemas de usabilidade. Com isso, é possível inicializar em uma linha de comando e até mesmo fazer uma navegação limitada baseada em texto, desde que o adaptador Ethernet esteja incluído.

Enquanto o computador está funcionando em sua capacidade máxima apenas para inicializar e executar funções básicas do sistema, é admirável que um computador antigo como este ainda funcione, especialmente devido ao seu tamanho pequeno e funcionalidade limitada de hardware.

A verdade é que esse pequeno computador não foi criado para uma era onde os dados são quase que infinitos. Seu poder de processamento é extremamente menor. No entanto, para a época dele, isso bastava.

A tecnologia evoluiu, mas requer cada vez mais recursos

Os computadores atuais têm uma capacidade de processamento bem maior, na verdade muito maior que nos anos 90, quando o IBM PalmTop foi lançado. Mas, para processar mais dados, mais recursos eles requerem.

Quando mais veloz, mais memória um laptop exibe, memória RAM, memória de armazenamento, mais meios de dissipação de calor. A tecnologia exige muito. No futuro, veremos máquinas ainda mais potentes, mas tudo isso a um custo e. Adicione mais memória, mas poder de processamento e muita tecnologia!

Via: Hackaday

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile