Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

12/04/2021 às 09:12

14 min leitura

Avatar Autor
Por Redação SempreUpdate

Quem é o SempreUpdate? A trajetória!

Quem somos e o que fazemos? SempreUpdate!

Quem E O Sempreupdate A Trajetoria

Quem ler o site do SempreUpdate até então não sabe nada sobre a história do site ou trajetória. Desta forma, hoje, saiba sobre o Sempreupdate, sobre quando tudo começou e todo um percurso até hoje.

A história do SempreUpdate

O site SempreUpdate começou como um blog criado em um host antigo e gratuito em 1999. Tudo começou em uma cidade pacata no interior de Pernambuco, João Alfredo e uma internet da Oi discada. Graças aos CDs (AOL, IG, Terra) que concediam minutos de conexão com à internet, foi possível começar o site. No entanto, estes CDs eram fornecidos por patentes que sabiam do seu interesse por computadores. O idealizador foi o Emanuel Negromonte (@illuminarch) que na época tinha 11 anos.

Naquela época o site foi desenvolvido usando um modelo pronto em HTML puro e quase sem nenhum efeito. No entanto, uma imagem como plano de fundo era a sensação da época. Emanuel começou com a distribuição Debian, e após quebrar muito o sistema ao tentar instalar pacotes manualmente sem resolver dependências, descobriu o IRC e tudo mudou a partir daí.

Sua anotações sempre foram privadas ou não divulgadas. Ele não imaginaria que alguém queria ler o que ele anotava ou descobria. No IRC Freenode, teve contato com grupos como o ArchLinuxBR e Ubuntu-BR. Em 2003, o site migrou para o serviço Blogger e foi a partir daí que começou a publicizar o conteúdo.

Sem nenhuma experiência com escrita, sem conhecimento de SEO ou algo semelhante começou a registrar tudo o que descobria ou lia nos grupos IRC. Por lá fez amigos que também resolveram escrever em seu pequeno blog que ainda não tinha sequer 100 visitas mensais.

O Conteúdo do SempreUpdate

De 2003 até 2011, o site recebia apenas descobertas, dicas e comandos que o Emanuel precisava gravar para não esquecer. As imagens do site em 2011 não temos mais. No entanto, temos as imagens do ano de 2012. Mas, em 2012 o site já mudou seu editorial para dicas, noticias e todo o resto que até hoje se mantém, vamos viajar no tempo vendo a evolução do site!

Durante alguns anos, os autores do site eram tão-somente da Comunidade Linux, no entanto, naquela época o site recebeu o nome de Portal e Comunidade Linux.

SempreUpdate em 2012

Portal SempreUpd 1024x639
Portal SempreUpd 1 1024x791

SempreUpdate 2013

Comunidade Sempr 1024x639
Comunidade Linux 1024x713

SempreUpdate 2016

SempreUPdate  Ar 1024x562

SempreUpdate 2018

Blog Linux Sempr 663x1024

SempreUpdate 2019 até os dias atuais

SempreUPdate   U 1024x730

Editorial do SempreUpdate

Como você deve ter notado, o site passou por muitas mudanças no visual. No entanto, sempre com a tentativa de acertar as escolhas e trazer o que achávamos de melhor. Mas, o que pouca gente sabe é que o garoto de 11 anos não entendia absolutamente nada sobre jornalismo, sites ou qualquer coisa parecida.

Para ele, tudo era apenas uma espécie de diário que iria registrando. Só que depois, conheceu outros sites fora do Brasil e percebeu que muito conteúdo não tinha em nosso idioma e assim começou uma saga para traduzir e publicar o que havia de melhor. Naquela época, também não havia conhecimento sobre plágio, cópia ou qualquer coisa parecida. Nos grupos por onde publicava as pessoas mais experientes apoiavam a ideia de traduzir e publicar artigos de terceiros.

Havia um consenso sobre isso. Bom, se podemos traduzir material das distribuições, podemos traduzir artigos de outros sites. E sim, o problema veio bater na porta alguns meses depois. Citar fonte ninguém sabia ser obrigatório e ninguém entendia como o conteúdo Linux poderia ter licença proprietária.

No entanto, as licenças livres, aberta ou proprietária estavam ligadas ao software e não ao conteúdo, e isso foi aprendido nos primeiros anos. Aquela ideia de que traduzir e publicar para ajudar os brasileiros que estavam começando no mundo Linux tinha ido por água abaixo.

Banho de água fria

Acreditando na força da comunidade e no ser humano, Emanuel começou a permitir que qualquer pessoa da comunidade entrasse para o time da Comunidade SempreUpdate e escrevesse. Mas, nem todos tinham essa intenção, alguns queriam mesmo era injetar códigos maliciosos no blog com a finalidade de que aqueles avisos de “site perigoso” pudesse ser exibidos, outros queriam mesmo colaborar, mas com o fim do site.

E se o site fosse um sonho, um projeto de vida, como ficaria? Mas, não é “e se”, ele é um projeto de vida. Com o Linux em assessão e o marketing pesado da Canonical sobre o Ubuntu, enviando CDs, camisas, cordões de crachá e tudo mais, o Linux ganhou mais força ainda.

Softwares por toda parte começaram a aparecer para aquela ou essa distribuição e outros sites surgem querendo abocanhar os que já existiam naquela época. Destruir, derrubar, denegrir, esse foi o lema para alguns sites durante alguns anos e não foi fácil atravessar esse momento.

SempreUpdate entra no YouTube

Depois de alguns anos, resolvemos criar um canal no YouTube, e com isso, o tempo de posts começou a diminuir, e outros problema reaparece. Quando tudo estava indo bem, os colaboradores comunitários resolvem abandonar o projeto para ir para outros, já estabilizados, criado por quem entender do assunto e tudo muito consolidado.

O Canal do YouTube do SempreUpdate ainda existe, com entrevistas exclusivas estão retornando aos poucos ainda este ano, com parcerias inéditas e conteúdo totalmente diferenciado, mas isso é ainda uma surpresa.

SempreUpdate atingindo a maturidade

O que foi lido até agora, é apenas a ponta do iceberg, tentamos resumir muito para que não parecesse melancólico ou algo do tipo, mas não foi nada fácil e qualquer pessoa teria desistido. Diante de tantos erros e muitos acertos, o SempreUpdate começou a ganhar forma, identidade e seguidores.

Criamos um canal no Telegram, pois sabíamos que era necessário esse contato com a Comunidade, afinal nunca nos colocamos na condição de celebridades do Linux, mas como um grão de areia no mar de informações que existe.

Aprendemos que nem tudo o que postam por aí funciona ou é verdade. Entendemos sobre privacidade, parcerias, coletividade. Acima de tudo, pudemos assimilar que todos os sites podem viver em harmonia, e que não queremos estar no primeiro lugar, queremos apenas o nosso lugar seja ele qual for.

Mas não foi fácil e não é fácil fazer todos estes ajustes. Ainda há pessoas presas a um SempreUpdate de 2003 ou 2012 e entendemos que tudo na vida passa por um processo de transformação, alguns para melhor e outros para pior. E sim, estamos neste momento fazendo o que sabemos e o que podemos.

SempreUpdate em 2021

Depois de tanta coisa 2020 foi um ano de projetos. Ainda no ano passado traçamos novos projetos que serão lançados ainda no primeiro semestre e outros no segundo, e ainda é surpresa. O SempreUpdate agora faz parte de uma grande rede de sites e blogs que recebem pautas criadas por jornalistas ou assessores de imprensa todos os dias.

Além disso, criamos um tema do zero através das mãos dos excelentes devs da Apiki (Grupo iMasters), nada de tema pronto baratinho da web, nossos leitores merecem a melhor experiência. Agora temos dois jornalistas no time, fazemos treinamentos quando algo no Google muda. Nossas reuniões mensais ocorrem em todo primeiro sábado do mês.

Compreendemos que nada no site pode ser decidido sozinho, todos os colaboradores atuais podem definir o rumo de qualquer estratégia do site, tudo é feito de maneira coletiva. O Sempreupdate permanece em construção, em fase de aprendizado e certamente estaremos aprendendo “Sempre”.

Muita mudança ainda está por vir, e queremos que todos saibam que tudo o que decidimos fazer é sempre pensando que a nossa escolha é a melhor, afinal, ninguém escolhe o que é ruim. Agora, temos nossa marca registrada e esperamos avançar ainda mais com novas ideias que já estão no forno.

Agradecemos a você leitor que sempre confiou e confia em nosso conteúdo, e no nosso trabalho de formiguinha. Se pudermos transformar o mundo em um pouco melhor já estamos felizes por isso. Contamos com você para os próximos 50 anos.

Tags:

SempreUPdate

Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.