in

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

Veja esse histórico para quem quem pretende entrar no mundo do pinguim.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

O Windows ainda é, de longe, o sistema operacional mais utilizado no mundo. O sistema operacional da Microsoft está presente na maioria dos computadores. No entanto, não é a única opção que podemos escolher ao usar nosso computador. E este sistema operacional tem dois rivais que não podem perder de vista. Por um lado, possui o macOS, o sistema operacional da Apple (exclusivo para o Mac), e, por outro, o Linux, um sistema operacional que está cada vez mais presente entre os usuários, mesmo que eles não saibam. Portanto, para quem quer mudar de sistema operacional, 2020 promete e deve ser um bom ano para instalar Linux em sua máquina.

O Linux é um sistema operacional (especificamente, o núcleo do sistema) totalmente gratuito e de código aberto. Este sistema não é exatamente novo, mas existe desde 1991. No entanto, embora nunca tenha conseguido superar o Windows, sempre seguiu o sistema operacional da Microsoft, sem desistir.

Muitos usuários relutam em dar o salto para o Linux por vários motivos. Uma das mais comuns é a ideia de que o Linux é difícil, algo totalmente falso com o grande número de distribuições que temos que escolher hoje. Outro dos medos dos usuários ao experimentar esse sistema é que os programas e a maneira como eles trabalham e estão acostumados mudarão radicalmente. Mais uma vez, isso está longe da realidade. Os desktops Linux são muito semelhantes ao Windows. Existem até projetos, como o Wine, que nos permitem instalar e usar programas do Windows no Linux.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!
Ubuntu 18.04 LTS

Porém, mais e mais usuários estão começando a dar ao Linux uma oportunidade como sistema operacional. Portanto, veremos se este 2020 pode ser um bom ano para deixar o Windows de lado.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

O 2020 começará muito emocionante. Já na segunda semana do ano, a Microsoft interromperá o suporte ao Windows 7, um sistema operacional que ainda está sendo usado por um grande número de usuários. Os usuários que ainda usarem esse sistema operacional serão forçados a atualizar para o Windows 10 ou deixarão de receber atualizações de segurança, correndo o risco de causar a menor falha. Além disso, se você é usuário do Windows, fique atento. Em breve veremos uma assinatura do Windows 10 e o Microsoft 365 ingressará no Office com Windows. Portanto, ao que parece, a Microsoft está preparando uma nova versão do Microsoft 365 projetada para usuários finais. Isso nos permitirá juntar todos os serviços da Microsoft em um: Office, OneDrive e Windows 10. Assim, teremos todos os serviços da Microsoft em nossa posse pagando uma assinatura mensal ou anual.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

Entretanto, muitos usuários relutam em instalar o Windows 10. Desde seu lançamento, este sistema operacional recebeu muitas críticas em relação à falta de privacidade, coleta de dados e, é claro, desempenho inferior ao Windows 7.

O que ganhamos com a instalação do Linux este ano

Se não queremos correr riscos, e ainda somos usuários do Windows 7, uma boa oportunidade de permanecer em segurança sem precisar ceder e instalar o Windows 10 é optar pelo Linux. Qualquer distribuição Linux com suporte, como Ubuntu, Linux Mint ou Zorin OS, oferecerá segurança e desempenho superiores aos do Windows, além de garantir suporte por mais tempo.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!
Zorin OS

Além de vários programas serem compatíveis, o Linux possui alternativas grátis e de código aberto para praticamente todos eles. Se formos para o Linux, não precisaremos pagar novamente, nem por um programa, nem pelo sistema operacional.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!
Wine no Ubuntu

personalização de computadores e praticamente qualquer dispositivo é cada vez mais importante para os usuários. O Windows, embora tenha opções de personalização, elas deixam um pouco a desejar. Se você quer personalizar até os menores detalhes do seu computador, graças ao Linux, você pode fazê-lo. Você pode alterar absolutamente tudo o que deseja do sistema. E tudo isso sem problemas de estabilidade ou desempenho.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!
Tema de mudançade hora do Zorin OS

Se você possui um computador antigo, existirá pelo menos uma distribuição Linux que permitirá o perfeito funcionamento. Dessa forma, poderemos usar este novo computador para trabalhar e até para jogar.

Além disso, não podemos esquecer que, o Linux funciona de uma forma diferente do Windows. Se você gosta de conhecer coisas novas, aprender Linux pode ser um bom objetivo para 2020.

Razões para não instalar o Linux em 2020

Pode ser tentador instalar o Linux no nosso computador. E mais se considerarmos o que foi dito acima. No entanto, se optarmos por esse sistema operacional, devemos estar cientes de tudo.

A primeira coisa que perderemos se optarmos por usar o Linux são as duas novas atualizações do Windows 10, especificamente 20H1 e 20H2. Essas duas novas atualizações continuarão moldando o sistema operacional, melhorando-o e tornando-o mais funcional e preparado para novas tecnologias.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

Fragmentação

Além disso, lembramos que a principal virtude do Linux também é sua maior desvantagem: fragmentação. Temos dezenas de distribuições Linux para escolher. No entanto, é verdade que a maioria delas é sempre a mesma com algumas pequenas alterações, como uma área de trabalho ou alguns pacotes. Até a distribuição mais conhecida e mais usada, o Ubuntu, é na verdade uma adaptação de outra distribuição, o Debian.

Atualizações

Quanto às atualizações, também devemos ter cuidado ao escolher a distribuição, pois nem todas são atualizadas da mesma forma. Existem dois modelos de atualização diferentes. Por um lado, temos as atualizações normais, ou seja, que de tempos em tempos (uma ou duas vezes por ano, por exemplo), são lançadas novas versões. Por outro lado, temos as distribuições Rolling Release. Esses são atualizados constantemente e garantem que sempre tenhamos a versão mais recente com os pacotes e os recursos mais novos. Porém, essas distros são os menos comuns.

O Ubuntu também possui duas edições diferentes. A edição normal, com apenas 9 meses de suporte, e a LTS, com 5 anos de atualizações. Uma atualização normal (9 meses de suporte) sai a cada 6 meses, e um novo LTS aparece a cada dois anos (ou 4 atualizações normais). Sim, em abril de 2020, um novo Ubuntu LTS será lançado, 20.04. Isso a torna uma boa escolha, pois garante suporte e atualizações até abril de 2025.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!

Instalação

Instalar o Linux não é difícil. Porém, pode ficar um pouco complicado. Devemos ter em mente que esse sistema operacional geralmente usa arquivos diferentes do NTFS (por exemplo, EXT4) em discos rígidos. Além disso, devemos ter em mente que, se usarmos sistemas de arquivos, como o EXT4, e tentarmos acessar os discos rígidos do Windows, não conseguiremos. A instalação correta de um Linux implica, além disso, separar em partições cada um dos pontos de montagem do sistema e aplicar criptografia a tudo o que pode ter dados pessoais para protegê-los. Algo não recomendado para iniciantes.

Além disso, é realmente necessário dar as costas ao Windows para usar o Linux?

Lembre-se de que agora a Microsoft possui uma tecnologia, chamada Windows Subsystem para Linux (WSL, Windows Subsystem Linux), que nos permite usar o Linux a partir do Windows 10. Se usarmos o Windows 10, poderemos ter o melhor dos dois sistemas operacionais, enquanto que, se optarmos apenas pelo Linux, perderemos as vantagens que o Windows pode ter.

 

Que distro Linux devo experimentar em 2020?

A verdade é que nenhuma distribuição Linux revoluciona esse ecossistema. Hoje, temos uma grande variedade de distribuições para escolher, mas a maioria delas é a mesma. Ou praticamente o mesmo.

Se somos usuários sem experiência anterior, recomendamos que você escolha distribuições simples. Ubuntu ou Linux Mint, por exemplo, são mais duas opções recomendadas para usuários inexperientes. O Zorin OS, além disso, é uma das melhores alternativas para usuários que vêm do Windows e desejam um ambiente de trabalho familiar. O MX Linux também é outra ótima alternativa para iniciar neste sistema operacional.

Quer mudar de sistema operacional? 2020 é um bom ano para instalar Linux!
As opções personalizam o MX Linux

Se somos usuários com mais experiência neste ecossistema e queremos extrair o máximo do Linux, as coisas mudam. O Debian Pure, por exemplo, certamente nos surpreenderá em termos de estabilidade e desempenhoO Arch Linux é uma das distribuições mais seguras, personalizáveis e com melhor desempenho. Claro, também é um dos mais complicados, tanto para iniciar quanto para usar.

Bem, estas são apenas algumas dicas para quem está pensando em instalar o Linux em 2020.

softzone

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.