Notícias

26/10/2021 às 15:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Raspberry Pi 4 garante suporte oficial ao Vulkan 1.1

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Na semana passada, mencionei como o Mesa conseguiu o suporte do Vulkan 1.1 para o driver V3DV mais notavelmente usado pelo Raspberry Pi 4 e mais recente. Com essas mudanças no Mesa Git, o Grupo Khronos agora concedeu oficialmente a conformidade deste driver Vulkan 1.1 para o Raspberry Pi 4. Portanto, o Raspberry Pi 4 garante suporte oficial ao Vulkan 1.1.

Agora é oficial com o Grupo Khronos aprovando os resultados do teste de conformidade Vulkan 1.1 para o driver V3DV em execução no Raspberry Pi 4 Computador de placa única modelo B.

Embora as mudanças estejam no Mesa Git até o Mesa 22.0 do próximo trimestre, o Raspbian OS do Raspberry Pi pode em breve começar a enviar o driver atualizado para fornecer essa experiência Vulkan de código aberto aprimorada para os clientes do Raspberry Pi.

Raspberry Pi 4 garante suporte oficial ao Vulkan 1.1

No blog do Raspberry Pi, eles estão comemorando o marco de hoje com uma olhada nos novos recursos oferecidos pelo Vulkan 1.1. Os desenvolvedores da Igalia trabalhando no driver Broadcom V3DV também aprimoraram seu compilador de sombreador e aprimoramentos para até mesmo obter demos de amostra do Unreal Engine 4 em execução no Raspberry Pi 4. Os desenvolvedores da Igalia continuarão trabalhando em mais melhorias no V3DV Vulkan para beneficiar os usuários do Raspberry Pi.

Já se passou quase um ano desde que anunciamos a conformidade com o Vulkan 1.0 em dispositivos Raspberry Pi 4. Desde então, temos trabalhado para melhorar o desempenho do driver, expandindo o conjunto de recursos e avançando para o suporte ao Vulkan 1.1.

Hoje, temos o prazer de anunciar que o Khronos acaba de conceder conformidade com o Vulkan 1.1 ao Raspberry Pi 4.

Todas as alterações de driver necessárias para Vulkan 1.1 já foram mescladas no driver v3dv Mesa upstream e, esperançosamente, estarão disponíveis em breve no Raspberry Pi OS.

Processo de Conformidade

Depois que a empresa se torna um Adopter, eles baixam o (s) teste (s) de conformidade, executam os testes e, em seguida, carregam os resultados. O Documento do Processo de Conformidade do Grupo Khronos contém detalhes sobre o processo e taxas, quais produtos são cobertos por um envio, como atualizar os envios de produtos e o que acontece se forem encontrados problemas com o seu envio, etc.

Benefícios de se tornar um adotante

Tornar-se um Adotador de um padrão Khronos dá a você acesso ao Processo de Teste de Conformidade do Khronos:

  • Baixe a fonte dos testes de conformidade do Khronos para portar e executar em sua implementação.
  • Acesse a lista de discussão de adotantes; um canal prioritário de interação bidirecional com os integrantes do Khronos, que auxiliam na realização dos testes.
  • Carregue os resultados dos testes gerados para revisão e aprovação do Grupo de Trabalho para se tornarem oficialmente em conformidade.
  • Envie um número ilimitado de produtos para aquela versão do padrão (e versões anteriores conforme indicado na tabela de preços abaixo).

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×