Raspberry Pi acaba de adicionar uma versão alternativa de seu sistema operacional

A empresa Raspberry Pi decidiu expandir seus lançamentos do sistema operacional Raspberry Pi de um para dois ramos do Debian para melhor oferecer suporte a todos os usuários. Portanto, a partir de agora, o lançamento do Raspberry Pi OS será baseado no Debian Buster, o lançamento de 2019 antes do Debian Bullseye, que foi criado com base no atual Raspberry Pi OS em novembro. 

O diretor de produto do Raspberry Pi, Gordon Hollingworth, explica que a mudança de um ramo do Debian para o próximo pode causar problemas “significativos” para os usuários finais, razão pela qual foi decidido fazer duas versões do sistema operacional R Pi: atual e legacy.

“Nos últimos nove anos, o Raspberry Pi apoiou apenas um único lançamento do Raspberry Pi OS (anteriormente conhecido como Raspbian). Isso pode causar problemas significativos quando mudamos para um novo branch upstream (por exemplo, quando mudamos de Jessie para Stretch ou de Stretch para Buster, ou a recente mudança de Buster para Bullseye )” , observa ele em uma postagem de blog

“Claro, entendemos que esta nem sempre é a decisão certa para usuários específicos. Por exemplo, alguns de vocês são usuários educacionais que gostariam de seguir instruções e tutoriais online. Outros são usuários industriais, que desenvolveram software para uso específico versões de biblioteca; ou que valorizam um sistema operacional estável e imutável”, disse ele.

Raspberry Pi acaba de adicionar uma versão alternativa de seu sistema operacional

Raspberry Pi acaba de adicionar uma versão alternativa de seu sistema operacional.

Como resultado, alguns usuários têm solicitado um “sistema operacional estável e imutável”, incluindo uma opção de reverter para partes do sistema operacional para restaurar a funcionalidade perdida. 

A versão Debian Buster do Raspberry Pi OS será conhecida como a “versão Debian oldstable”. Além de ser baseado no Buster, ele remove o navegador Chromium acelerado por hardware para decodificar vídeo e o substitui pelo navegador upstream, que usa aceleração de software. 

“Raspberry Pi OS (Legacy) permanecerá com suporte enquanto os vários componentes continuarem a receber atualizações. Para Debian Buster, o suporte estará disponível até junho de 2024. Para kernel Linux 5.10, dezembro de 2026. Se o Debian Bookworm se tornar estável neste momento, Raspberry Pi (Legacy) mudará para Bullseye “, observa Hollingworth. 

Além de atualizar os pacotes subjacentes com o novo lançamento do Debian, o Raspberry Pi OS concluiu a migração de seus próprios componentes de desktop de GTK2 para GTK3. O desktop Raspberry Pi agora deve estar em boa forma e rodando perfeitamente no GTK3. O Mutter do GNOME também substituiu o Openbox como gerenciador de janelas usado no Raspberry Pi OS.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile