Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/08/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

ReactOS traz melhorias em x86_64 e Multi-Monitor

Distribuição é conhecida como Windows open source.

ReactOS "Open-Source Windows" traz melhorias em x86_64 e Multi-Monitor

O ReactOS, como o projeto de código aberto de longa duração que busca a compatibilidade do Windows ABI, tem feito alguns progressos significativos em várias frentes. Desta vez, o ReactOS traz melhorias em x86_64 e Multi-Monitor

O ReactOS continua forte depois de mais de duas décadas por aspirar a ser um substituto imediato de código aberto para o Windows. O projeto de código aberto publicou o seu último boletim informativo descrevendo muitas de suas realizações até agora neste ano.

Alguns dos trabalhos do ReactOS que foram resolvidos desde fevereiro incluem:

  • O suporte AMD64 (x86_64) está se tornando mais maduro com vários problemas resolvidos e outras correções. No momento, apenas o compilador MSVC é capaz de produzir uma versão funcional ReactOS de 64 bits;
  • O i686 APIC HAL agora funciona;
  • Graças ao Google Summer of Code, há progresso no suporte SMP para ReactOS;
  • O driver de barramento ISA do ReactOS tem visto melhorias “massivas” no trabalho em direção ao suporte a hardware ISA plug-and-play;
  • O suporte a vários monitores está em desenvolvimento, embora no momento só seja capaz de exibir um papel de parede em monitores secundários;
  • O gerenciamento de memória do ReactOS continua a melhorar.

ReactOS traz melhorias em x86_64 e Multi-Monitor

ReactOS "Open-Source Windows" traz melhorias em x86_64 e Multi-Monitor

Timo Kreuzer (tkreuzer) trabalhou duro em várias partes do kernel e HAL, corrigindo problemas aqui e ali. O suporte a Structured Exception Handling (SEH) para a arquitetura amd64 foi concluído, vários bugs no kernel foram corrigidos. Um grande problema com o tratamento de interrupções no HAL também foi corrigido em maio, o que finalmente permitiu uma inicialização semi-estável em um ambiente virtual.

Apenas o compilador MSVC pode produzir compilações de 64 bits funcionais no momento, mas isso vai mudar em breve com o lançamento do RosBE 2.3. Pela primeira vez, teremos um GCC oficial para construir a versão amd64. O ambiente de construção está atualmente em beta e já encontramos alguns últimos problemas, mas assim que eles forem corrigidos, será o novo lançamento oficial.

Em particular, esperamos pelo lançamento final do Binutils 2.37 para incluir essa versão no RosBE 2.3 final. Ele vem com uma adição importante de Jérôme Gardou (zefklop). Além disso, ainda precisamos mudar a forma como o GMP é construído com o GCC para consertar o suporte ao plugin GCC. Quando ambos estiverem concluídos, o RosBE 2.3 provavelmente será ativado simultaneamente para Windows, Linux e macOS.

Mais detalhes no boletim informativo ReactOS.org

Ainda há um longo caminho a percorrer antes de ser um substituto viável para o Windows para uso diário de produção, mas os desenvolvedores permanecem motivados e continuam lidando com mais recursos e funcionalidades. Pelo menos está avançando mais rapidamente do que o GNU Hurd.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.