Red Hat desenvolve ferramenta de IA “Log Detective” para ajudar os desenvolvedores

Recurso deve estrear primeiro no Fedora.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A Red Hat desenvolve uma ferramenta de IA para ajudar os desenvolvedores chamada de “Log Detective”. Jiri Kyjovsky, da Red Hat, compartilhou informações sobre o Log Detective, uma nova ferramenta em desenvolvimento que aproveitará um modelo de IA para ajudar na análise de falhas de construção para pacotes RPM.

Os desenvolvedores estão atualmente trabalhando no Log Detective e treinando um modelo de IA para “reconhecer e explicar falhas de construção em palavras simples”. O Log Detective tem como objetivo tornar mais fácil para os empacotadores RPM descobrirem por que uma compilação pode ter falhado. O novo site do projeto argumenta:

“Cada compilação produz milhares de linhas de saída divididas entre vários arquivos de log. E a mensagem de erro relevante pode estar em qualquer lugar. É como uma agulha em um palheiro.
….
Empacotadores veteranos têm uma intuição de onde a mensagem de erro provavelmente estará, mas o processo é tedioso de qualquer maneira. Os novatos geralmente ficam sobrecarregados com a complexidade e perdem completamente a mensagem de erro.

Treine um modelo de IA para entender os logs de construção do RPM e explique a falha em palavras simples, com recomendações de como corrigi-la. Você não será necessário abrir os logs.”

Red Hat desenvolve ferramenta de IA “Log Detective” para ajudar os desenvolvedores

Bem, é assim que eles esperam que o Log Detective funcione, pelo menos. Atualmente eles estão trabalhando na coleta de mais logs de construção RPM para treinar seu modelo de IA.

Log Detective foi anunciado há pouco tempo na lista de desenvolvedores do Fedora. Seu site básico atual para Log Detective pode ser encontrado em log-detective.com. Será interessante ver eventualmente como isso funciona na prática e se o modelo de IA pode ser estendido para ajudar na análise de outros logs de construção do Linux, etc.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.