Red Hat diz que feedback da Comunidade Linux é cheio desinformação, mal-entendido e questionamentos

Red Hat diz que feedback da Comunidade Linux é cheio desinformação, mal-entendido e questionamentos

Parece que uma batalha foi travada entre a Comunidade Linux e a Red Hat by IBM. Após as críticas feita por toda Comunidade Linux e até empresas do setor, a Red Hat comentou sobre todo esse feedback negativo ao seu respeito. Após os líderes de projetos como AlmaLinux, Oracle e Rocky Linux questionarem a decisão da Red Hat neste mês, a empresa não gostou nada de ser questionada.

A Oracle criticou publicamente o movimento da Red Hat, argumentando que vai contra os ideais centrais de código aberto e que é um esforço para eliminar os concorrentes. A Oracle prometeu que continuará a atender seus próprios usuários e está comprometida em manter seus binários de código para Oracle Linux disponíveis gratuitamente.

Rocky Linux também saiu balançando contra o movimento e prometeu permanecer vivo usando vários métodos para continuar a obter os binários do código-fonte RHEL.

Nossos consultores jurídicos nos garantiram que temos o direito de obter a fonte de qualquer binário que recebermos, garantindo que possamos continuar avançando o Rocky Linux de acordo com nossas intenções originais.

escreveu Rocky Linux em um comunicado.

A AlmaLinux também continua comprometida em ser compatível com RHEL, tanto quanto possível.

Seremos capazes de manter a compatibilidade com relativa facilidade, mas com muito mais esforço envolvido agora. Eu sei que o AlmaLinux como sistema operacional será mais forte, mais seguro e mais estável do que nunca em um ano, não importa o drama que continue surgindo.

disse Benny Vasquez, presidente do conselho da AlmaLinux OS Foundation, à SDxCentral.

Ataques da Red Hat a Comunidade Linux

Após todas as críticas, ao invés de seguir em silêncio como vem fazendo, a Red Hat resolveu responder com o jeitinho doce que lhe é próprio para o atual momento, a empresa disse:

Certamente ouvimos o feedback das comunidades e do ecossistema Linux, que é uma mistura de preocupação compreensível, opinião pessoal com muita desinformação, mal-entendido e questionamento de motivos. O maior ponto de clareza que posso fazer é que a Red Hat continua totalmente comprometida com o código aberto.

disse Gunnar Hellekson, VP/GM da RHEL.

O cerne desta decisão é que as fontes RHEL já estão disponíveis gratuitamente em vários lugares. Outro concorrente anunciou recentemente que pretende fazer um fork do RHEL. Esta é a prova de que estamos aderindo ao espírito de código aberto com código-fonte disponível gratuitamente – e isso não é algo que gostaríamos que mudasse.

disse Hellekson.

Quanta bondade vindo da Red Hat. Não seria mais prático ter mantido o CentOS? Agora a SUSE terá que fazer todo o trabalho para que a Comunidade Linux tenha acesso ao código como antes. Para quem não sabe, há várias décadas a SUSE criou o Liberty Linux, que é um produto que fornece total compatibilidade com o Red Hat Enterprise Linux. Mas, agora, o SUSE anunciou que vai bifurcar o Red Hat Enterprise Linux e disponibilizá-lo abertamente e gratuitamente.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.