red-hat-foi-comprada-pela-ibm-e-o-projeto-fedora-sera-afetado

Como você sabe, a IBM comprou a Red Hat, e ninguém estava sabendo do ocorrido até que um membro da lista pública oficial do Projeto Fedora, publicou um link neste domingo do site CNBC no domingo (28). A partir daí surgiram muitas indagações sobre o futuro do projeto e também alguns receios.

O assunto inicialmente, começou tratando apenas de valores em torno do negócio fechado entre a IBM e a Red Hat. Mas, uma das maiores preocupações é sobre os patrocínios para manter o Fedora de pé.

Um dos usuários da lista, o Neal Gompa, comentou que tem receios que o Projeto Fedora passe algo semelhante ao que aconteceu com a Comunidade SUSE Linux, pois quando a SUSE foi comprava pela Novell o openSUSE quase não recebeu patrocínio para se manter de pé.

 Houve até rumores de que as pessoas deveriam ficar longe do openSUSE ou perder o emprego. Além disso, o SUSE parou de contribuir para o KDE e de estar envolvido na maioria das comunidades de upstream. Isso foi também o mesmo tempo eles mudaram do KDE para o GNOME. Eles também demitiram uma grande parte de sua equipe de engenharia. – Disse o membro da lista Fedora

Agora, eu não ficaria triste se a Red Hat decidisse mudar do GNOME para o
KDE amanhã, mas o ponto é que a IBM não é uma empresa de código aberto. E eles provavelmente verão pouco ou nenhum valor nas comunidades de código aberto que a Red Hat promoveu nos últimos 25 anos. – Citou.

Ainda em sua fala, ele diz que no comunicado de imprensa gera uma preocupação, porque atualmente o menino dos olhos da IBM é o grupo OpenShift, e ainda brincou dizendo que o resto pode pular do penhasco. A preocupação paira no ar, porque o Projeto Fedora não possui outros meios para se manter, além da Red Hat, então se ela sair de cena, segundo ele, o Fedora estaria “torrado”. E espera que a IBM não sufoque a Red Hat, a ponto de tomar medidas extremistas.

Por fim, os membro do Fedora, acham melhor aguardar os próximos passos, porque nada foi dito até o momento em relação ao projeto, e ainda disseram que quem olha para o passado não vive o futuro, e que o melhor a fazer é esperar, e estão otimistas que nada venha a abalar o Projeto Fedora.

O que dizem as mídias e comunicados?

A notícia já circula as principais mídias do mundo inteiro e até no Brasil, mas em todos os comunicados o nome Fedora não é citado, ao mesmo tempo, a IBM diz que vai manter a sede, instalações, marcas e práticas da Red Hat, mas não dá detalhes. Se observamos, entendemos ali nas entrelinhas, que não, o Fedora não vai sofrer dano algum e tudo vai continuar como sempre foi.

A aquisição da Red Hat é uma mudança de jogo. Ela muda tudo sobre o mercado de computação em nuvem, disse Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM.

A IBM se tornará a fornecedora de nuvem híbrida número 1 do mundo, oferecendo às empresas a única solução de nuvem aberta que irá liberar todo o valor da nuvem para seus negócios, disse Ginni num comunicado da empresa.

O código aberto é a escolha padrão para as modernas soluções de TI, e estou incrivelmente orgulhoso do papel que a Red Hat desempenhou em tornar isso uma realidade na empresa”, disse Jim Whitehurst, presidente e CEO da Red Hat, no mesmo comunicado.

Unir forças com a IBM nos proporcionará um nível maior de escala, recursos e capacidades para acelerar o impacto do código aberto como base para a transformação digital e levar a Red Hat a um público ainda maior – preservando nossa cultura única e compromisso inabalável para a inovação de código aberto, prossegue Whitehurst.

Por hora, a aquisição da Red Hat foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas empresas, mas ainda precisa da aprovação dos acionistas da Red Hat e que tudo deve ser fechado até segundo semestre de 2019. Ao mesmo tempo, vamos aguardar comunicados por parte da Comunidade Fedora no que tange a posicionamentos oficiais, o que elimina especulações e rumores. Mas, para quem esta preocupado, fique tranquilo que nada será afetado no Fedora e qualquer nova informação ou mudança nos comunicados a imprensa, nós vamos atualizar.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Lançado a versão 63 do Mozilla Firefox

    Previous article

    Spins Xfce & LXQt do Fedora 29 devem atrasar

    Next article

    You may also like

    More in Notícias