in ,

Red Hat muda logotipo pela primeira vez em 20 anos

Mudança ocorre após aquisição pela IBM.

Red Hat busca novo desenvolvedor de drivers gráficos

A Red Hat tem um novo logotipo. Sem avisar nada, a logo recebeu a primeira grande atualização da icônica marca Linux em quase 20 anos. A empresa de bilhões de dólares que foi vendida à IBM por US $ 34 bilhões no ano passado, revelou sua nova e impressionante identidade corporativa em um post no blog antes do Red Hat Summit 2019.

Ultrapassado

red-hat-muda-logotipo-pela-primeira-vez-em-20-anos

O novo design (que você pode ver acima) não é uma mudança radical. Portanto, ainda é literalmente um chapéu vermelho. E finalmente abandonou o assustador “Shadowman”, usado desde 1996.

O antigo ícone da Red Hat é icônico e é, compreensivelmente, o que a maioria de nós pensará quando virmos as palavras “Red Hat”. O problema é que o design é muito da sua época. Lembra bastante o clipart dos anos 90:

  • Design excessivamente detalhado ?
  • Não escala bem ?
  • Depende fortemente do espaço em branco ?
  • Falta de bonés ?
  • Pesos variados de fontes ?

Ainda não está convencido pela necessidade de uma atualização? Vou deixar Tim Yeaton da Red Hat explicar com algum argumento matador:

red-hat-muda-logotipo-pela-primeira-vez-em-20-anos

Enfrentamos um problema simples e buscávamos uma solução igualmente simples: o logotipo da Red Hat estava renderizando mal em formatos digitais, especialmente pequenos formatos (como smartphones), e precisava ser atualizado. Então começamos a pesquisar associados, clientes e afins. Muitos dos quais nunca ouviram falar da Red Hat. Que sentimentos, pensamentos ou impressões que nosso logotipo evocou neles. E algumas das respostas foram alarmantes, para dizer o mínimo.

Sinistro. Secreto. Mal. Sorrateiro. Esses entrevistados podem não saber nada sobre a Red Hat, mas acreditavam que o homem que espreitava nas sombras não inspirava imediatamente sua confiança. Nas respostas da pesquisa, eles se perguntavam quem ele era e o que ele estava fazendo no logotipo. (…)  O novo logotipo reflete a evolução da Red Hat. Nós realmente saímos das sombras, diz ele.

Novo logotipo da Red Hat, sem sustos

Portanto, conforme a pesquisa feita ainda em 2017, a figura do homem de chapéu vermelho foi considerada negativa. Porém, não restavam dúvidas. As pessoas que não conheciam a empresa não viam com bons olhos a logo.

red-hat-muda-logotipo-pela-primeira-vez-em-20-anos

Lidar com uma mudança de marca como essa foi a última coisa em minha mente quando entrei na função de CMO (lembre-se, pensei que estávamos trabalhando nessa simples questão de fazer nosso logotipo ficar melhor em telas menores!).

Portanto, Yeaton quer que as pessoas que nunca ouviram falar da Red Hat vejam o novo logotipo e instantaneamente tenham uma noção do que a empresa representa: dinâmica, confiável, inovadora, aberta. O novo logotipo da Red Hat tem uma vibração mais suave, mais de acordo com sua persona moderna e mais eficaz em comunicar.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Oracle Linux, SuperX, Elive, ClearOS, KaOS e Clonezilla são atualizados

angry-birds-esta-de-volta-confira-algumas-novidades-da-nova-versao-do-game

Angry Birds está de volta! Confira algumas novidades da nova versão do game!