A Meta parece preocupada com a privacidade dos usuários do Instagram. A empresa confirmou que está desenvolvendo uma maneira de permitir que os usuários bloqueiem automaticamente fotos de nudez em DMs do Instagram.
Embora a natureza das imagens que podem ser detectadas não seja especificada, espera-se que bloqueie fotos de nudez não solicitadas às quais muitas mulheres são submetidas.
Instagram permitirá bloqueio de imagens de nudez nas conversas
O desenvolvedor e engenheiro reverso Alessandro Pulazzi descobriu a evidência do recurso e fez a seguinte postagem no Twitter: “Instagram está trabalhando na proteção de nudez para bate-papos. A tecnologia em seu dispositivo cobre fotos que podem conter nudez em bate-papos. Instagram NÃO PODE acessar fotos”.
Ele postou uma captura de tela da tela que os usuários verão quando convidados a ativar o recurso.
- Detecte e cubra com segurança a nudez: A tecnologia em seu dispositivo cobre fotos que podem conter nudez em bate-papos. O Instagram não pode acessar as fotos.
- Escolha ver fotos ou não: As fotos permanecerão cobertas, a menos que você opte por visualizá-las.
- Receba dicas de segurança: Aprenda maneiras de se manter seguro se estiver interagindo com fotos confidenciais.
- Ative ou desative a qualquer momento Atualizar em suas Configurações.
Meta confirma o desenvolvimento do recurso
A Meta, confirmou ao The Verge (Via: 9to5Mac) que o recurso está em desenvolvimento. A empresa revelou que os controles de usuário opcionais, que ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento e que eles ajudarão as pessoas a se protegerem de fotos nuas e de outras mensagens indesejadas.
Além disso, a empresa comparou esses controles ao recurso “Palavras ocultas”, que permite aos usuários filtrar automaticamente solicitações de mensagens diretas contendo conteúdo ofensivo.
A empresa enfatizou que a privacidade do usuário está protegida e prometeu compartilhar mais detalhes nas próximas semanas. De acordo com a Meta, a tecnologia não permitirá que a Meta visualize as mensagens reais nem as compartilhe com terceiros. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com especialistas para garantir que esses novos recursos preservem a privacidade das pessoas, enquanto lhes damos controle sobre as mensagens que recebem”, disse a porta-voz da Meta, Liz Fernandez.
Mensagens abusivas, incluindo fotos de nudez não solicitadas em DMs, são um problema crescente, especialmente para as mulheres. Um estudo no ano passado descobriu que 43% das mulheres americanas sofreram abuso online – com um terço delas relatando assédio sexual.
Um relatório separado do Center for Countering Digital Hate descobriu que cerca de 6% dos DMs do Instagram recebidos por mulheres aos olhos do público eram abusivos e que a plataforma de mídia social não agiu em 90% dos relatórios.
Assim, esse novo recurso em desenvolvimento pelo Instagram, é muito importante, no contexto atual, pois protegerá muitas mulheres de DMs com fotos de nudez.