As chaves de acesso do WhatsApp chegarão em breve, mas o recurso de segurança será lançado para usuários do Android antes dos proprietários de iPhone. Assim que chegar ao iPhone, no entanto, você poderá se livrar de sua senha ou código de acesso e simplesmente usar o Face ID ou Touch ID para autenticar.
Substituição gradual das senhas
Atualmente, podemos armazenar senhas em nossas Chaves para fazer login em sites e aplicativos com Face ID ou Touch ID, mas embora a experiência possa parecer a mesma para os usuários, o que está acontecendo nos bastidores é muito diferente.
Com chaves de acesso, não há nome de usuário e senha. Em vez disso, você tem uma chave pública e uma chave privada, nenhuma das quais precisa ser conhecida por você. Quando você configura uma chave de acesso, sua chave pública é entregue ao aplicativo ou site. Ao fazer login, o serviço solicitará ao seu dispositivo que confirme sua identidade. Seu iPhone, iPad ou Mac usa Face ID ou Touch ID para autenticá-lo e simplesmente informa ao serviço que confirmou sua identidade. O serviço confia no seu dispositivo porque sabe que a autenticação foi realizada localmente.
Além de os usuários nunca precisarem se lembrar de uma senha, o outro grande benefício é a segurança. Seus detalhes de login nunca poderão ser obtidos por hackers em caso de violação de segurança porque o site ou aplicativo não tem ideia de qual é sua chave privada. E as tentativas de phishing falharão porque seu dispositivo não solicitará que você faça login, a menos que receba sua chave pública do serviço correto.
As chaves de acesso agora estão ganhando um perfil muito mais elevado, já que o iOS 17 e o macOS Sonoma criam automaticamente chaves de acesso para o seu ID Apple, e apenas nos últimos dias o Google começou a promover proativamente os usuários para configurar chaves de acesso.
Chaves de Acesso do WhatsApp
Vimos pela primeira vez sinais de suporte para chaves de acesso do WhatsApp há alguns meses, e o desenvolvedor agora confirmou oficialmente que isso está a caminho. Os usuários do Android podem fazer login novamente com facilidade e segurança apenas usando seu rosto, impressão digital ou PIN desbloqueiam sua conta do WhatsApp.
Embora o tweet implique que está disponível hoje, The Verge relata que será um lançamento gradual nas “próximas semanas e meses”. Embora seja mais comum que os desenvolvedores tenham uma abordagem iOS primeiro para novos recursos (e, de fato, para novos aplicativos), o WhatsApp adota a abordagem oposta, lançando primeiro no Android.
Embora não tenha mencionado o iOS, isso também é normal. Então podemos esperar que as chaves de acesso do WhatsApp sejam implementadas no iPhone não muito depois do Android.