SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

RetroPie: Um Sonho Nostálgico, utilizando Raspberry Pi

O Sonho de todo Gamer, resumido em uma aplicação pequena!!

Mais Afinal o que é RetroPie?

RetroPie é um projeto criado para rodar os jogos dos consoles antigos em um Raspberry utilizando como base o sistema operacional Raspbian, e integrando a ele uma grande variedade de emuladores. A lista é extensa e inclui emuladores para os videogames mais conhecidos como o Atari 2600, o Game Boy, o MSX, o Nintendo Entertainment System (NES)Nintendo 64 e Sega, entre outros (até mesmo p Playstation).

O emulador pode ser instalado manualmente no Raspbian seguindo as instruções da página do desenvolvedor do Emulation Station, ou você pode baixar uma imagem com o emulador já instalado, e rodar o sistema diretamente no Raspberry. É esse método mais interessante (para quem está contato com o Raspberry Pi a primeira vez), utilizando o RetroPie para rodar jogos do Nintendo.

Requisitos para Instalação

  • Raspberry Pi 3 Model B;
  • Imagem do Emulador 2/3;
  • Cabo HDMI;
  • Teclado Usb ou Controle Console Usb;
  • Fonte de Alimentação (Raspberry Pi);
  • SD Card;
  • Etcher (Gravar a imagem).

Caso esteja utilizando outro modelo do Raspberry Pi abaixo segue a page para download de outros modelos:

RetroPie – Raspberry Pi

 

Ao término do download, descompacte o arquivo e você terá um novo arquivo com o nome de retropie-rpi1.img, que é a imagem do Raspbian já com o emulador e que vamos gravar no cartão microSD. E para a gravação utilizaremos o Etcher, um software de código aberto, multiplataforma e muito intuitivo (figura abaixo); para gravarmos a img no SD Card.

RetroPie
Figura 1 – Etcher, software para gravar a img no SD Card.

Ao termino da gravação, coloque o cartão SD no Raspberry e conecte a fonte de alimentação.

Configurações Iniciais do RetroPie

Ao inicializar o Raspberry pela primeira vez, será carregada a tela inicial de configuração do RetroPie (abaixo), mas não vamos configurar os controles nesse momento. Tecle F4 para ir ao Terminal  ou prompt de comando.

RetroPie
Figura 2 – Tela Inicial do RetroPie.

No Terminal, digite:

sudo raspi-config

 

Para carregar a tela de configuração do Raspberry.

RetroPie
Figura 3 – Tela de Configuração do RetroPie.

Na tela do raspi-config, selecione:

  • Expand Filesystem – Selecione esta opção e aguarde o final da configuração;
  • Advanced Options – Dentro desta opção, selecione SSH, depois ENABLE;
  • Overclock – Selecione “Medium“.

Selecione FINISH e reinicie o Raspberry para que as alterações tenham efeito.

RetroPie
Figura 4 – Tela após a configuração!

Copiando as ROMS para o Raspberry

ROMS são os arquivos contendo a imagem do jogo/software que você deseja rodar e são facilmente encontradas na internet. Para copiar as ROMS para o RetroPie, você pode fazer isso de duas formas, acessando pela rede (network) Através do Windows Explorer ou com um servidor Samba, buscando pelo dispositivo RetroPie (Essa opção é ideal para quem quer explorar todo o potencial do seu Raspberry Pi)Ou ainda inserindo um outro SD Card com as Roms (para quem utilizará o Raspberry apenas com o proposito de jogar essa é a melhor opção). Dentro dele teremos acesso à pasta ROMS, com as subpastas correspondentes aos emuladores.

RetroPie
Figura 5 – Utilizando as Roms com uma SD Card.

 

Figura 5 – Segundo Modo de Selecionar as Roms via Rede, neste caso foi utilizado um servidor Samba e guardado as Roms em uma máquina Windows.

 

As ROM’s e/ou ISO’s estão disponíveis na internet (não se preocupe te damos uma forcinha).

ROMS RetroPie

 

Para que o RetroPie tenha acesso às ROMS que foram copiadas, reinicie o Raspberry ou, se estiver no Terminal ou prompt de comando, digite emulationstation.

Porém é mais aconselhável reiniciar (eu sei é estranho ouvir isso de um usuário Linux), no entanto, qualquer possível erro que possa ter ocorrido, mostrará no inicio do programa.

Configuração do Áudio

Para configurar o áudio do Retropie. Basta acessar a tela de comandos pressionar a tecla “F4” e digitar o seguinte comando: 

"amixer cset numid=3 1" (Para ligar o áudio ao jack)

ou

"amixer cset numid=3 2" (Para ligar o áudio pelo cabo HDMI)

Configuração de Jogabilidade

Nessa parte mostraremos duas formas de fazer, uma vez que existem Gamer’s que preferem jogar no Teclado e outros que preferem reviver a Nostalgia ao pé da letra (por assim dizer) e escolhe controles de consoles.

Configuração de Teclado

Agora retornamos à tela de configuração do RetroPie, onde vamos configurar os atalhos do teclado. Será apresentada a mensagem “NO GAMEPADS DETECTED”.  Mantenha pressionada qualquer tecla para que o teclado conectado ao Raspberry seja selecionado.

RetroPie
Figura 6 – Tela de Configuração do Teclado

Nas telas seguintes, atribua teclas para as funções UP (acima), DOWN (abaixo), LEFT(esquerda), RIGHT (direita), ABSTART (Iniciar), SELECT (Selecionar), L e R.

Essa configuração pode ser alterada dependendo da emulação e do jogo em si, a configuração acima foi testada em Rom’s de Nes (Nintendo Entertainment System).

Ao final, selecione OK para entrar na tela principal dos emuladores:

RetroPie
Figura 7 – Tela dos Emuladores – NES.

Selecionamos o NES no menu para um teste. E escolhemos o jogo abaixo para testar a funcionalidade da configuração do teclado.

RetroPie
Figura 8 – Game Arkanoid (eeeeeeeeeeeee Nostalgia!) sendo emulado através das Rom’s pelo NES.

 

Configuração de Controle ou GamePad

O procedimento é muito parecido, o inicio é o mesmo. Conectar o controle e apertar nos botões até ele ser reconhecido.

REtroPie
Figura 9 – Tela de Configuração de Controle

Pressione os botões do controle respectivamente com os indicados no menu. Segue imagem da distribuição dos botões do ps3 e do xbox 360.

RetroPie
Figura 10 – Esquema de Controle Ps2/Ps3
RetroPie
Figura 11 – Esquema de Controle Xbox 360.
RetroPie
Figura 12 – Esquema de Controle Snes.

Para maior compreensão do tutorial desses controles, clique no botão abaixo.

Tutorial dos Controles

Ao término da configuração quando “Ok” estiver selecionado basta apertar o Botão do controle que foi configurado como “A”. Para facilitar a navegação no sistema foi criado “Hotkeys” (atalhos) que podem ser vistos na tabela abaixo.

HotKeys
Figura 13 – Atalhos para os controles

Caso algo não saia como o esperado e as configurações manuais não funcionem, encontramos esses tutoriais no youtube, para determinados controles:

RetroPie 3 Beta 4 – Wired PS3 Controller

RetroPie: Configure a wireless PS3 controller with RetroPie 3

How to Setup a Wired Xbox 360 Controller with Emulation Station, Retropie, RetroArch

RetroPie: Xbox wireless controller setup on Raspberry Pi

Caso queira mudar as configurações do controle,após a primeira configuração, basta pressionar “start” e selecionar a opção “CONFIGURE INPUT” e refazer os passos mostrados acima. 

Características

Além do Emulationstation, o RetroPie possui uma variedades de características, tais  como: Kodi, RetroArch, um sistema modular (Raspibian), Diversos Temas e mais de 50 sistemas, entre eles Xbox 360 e Playstation 2 (esses ainda estão em fase Beta).

RetroPie
Figura 14 – Características do Retropie.
Existem muitos outros tutoriais e artigos sobre o RetroPie, aconselhamos que estudem todos eles, além do próprio site do idealizador, pois, sempre estão saindo atualizações e dicas, além, da comunidade que está sempre prestando auxilio.

Bom e chegamos a mais um final de matéria, espero que tenham gostado. Comentem!! Divulguem nosso trabalho!! Nos sigam nas redes sociais!!

“O Conhecimento é uma ferramenta de Livre acesso, Utilize-a com maior frequência!”

Comentários