Richard Stallman quer criar criptomoeda chamada Taler
Richard Stallman

Como criar uma nova criptomoeda sem classificá-la como tal? Eis o desafio lançado por ninguém menos que Richard Stallman. Ele quer aproveitar o mau momento enfrentado pelo Bitcoin. Há poucos dias, a criptomoeda estava caindo abaixo de US $ 5.000. E afundou ainda mais, valendo atualmente  abaixo de US$ 4.000. Isso significa que enfrenta uma das piores semanas desde 2013. Leia neste post que Richard Stallman quer criar criptomoeda chamada Taler. O objetivo é melhorar tudo de ruim no Bitcoin. Porém, ele não quer chamar o produto de criptomoeda.

Richard Stallman , fundador do movimento de software livre, escolheu o momento certo para dar uma entrevista ao Coindesk. Ele falou sobre o momento crítico pelo qual o mercado de criptomoedas está passando.

Um novo sistema para o mundo “pós-blockchain”

Entre outras coisas, Stallman falou sobre como a direita americana foi a primeira a apostar no Bitcoin. Então, por isso, ele se posicionou contra essa tecnologia.

Do mesmo modo, Stallman aproveitou a entrevista para anunciar um sistema de pagamento alternativo  chamado Taler.  Segundo ele, o Taler  é baseado em criptografia. No entanto, não se trata de uma criptomoeda.

Christian Grothoff, que também está trabalhando neste projeto, disse que este novo sistema é projetado para um mundo “pós-blockchain“. Por outro lado, não devemos esquecer que o Bitcoin e as criptomoedas são uma tecnologia relativamente nova. Elas estão conosco há apenas uma década.

Bitcoin não sobreviverá

De qualquer forma, Stallman não acredita que o Bitcoin será capaz de sobreviver por muito mais tempo. Ele acredita que não é uma tecnologia confiável para fazer pagamentos online. Sua principal reclamação parece ser o quão ruim Bitcoin protege a privacidade de seus usuários.

O que eu realmente gostaria era ter um método para fazer compras anônimas em vários tipos de lojas. Para mim, infelizmente, é algo que não é viável com o Bitcoin, declarou Richard.

Na entrevista , perguntaram-lhe sobre as criptomoedas que comprometem a privacidade . Stallman respondeu que contratou um especialista para avaliá-las e apontar seus problemas de segurança ou sua escalabilidade.

Eu não quero privacidade perfeita, já que isso tornaria impossível investigar certos crimes, disse Richard.
Quanto a Taler, eles garantem que cada pagamento use uma troca centralizada, em vez de uma rede P2P para processamento. Grothoff aponta que eles buscam criar um sistema que evite “a prática perigosa da lavagem de dinheiro”.

Portanto, isso significa que a Taler tem como um de seus principais objetivos evitar a evasão fiscal. Isto é algo que as atuais criptomoedas não oferecem.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

IPFire Linux Firewall obtém suporte para Wi-fi 802.11ac

Previous article

OpenSnitch – uma aplicação Firewall para Linux

Next article

You may also like

More in Notícias