in

Richard Stallman renuncia ao cargo de presidente da Free Software Foundation

Após o caso de defesa da pedofilia, a Fundção pediu a cabeça de Richard.

Richard Stallman renuncia ao cargo de presidente da Free Software Foundation

cientista da computação Richard Stallman renunciou ao cargo de presidente da Free Software Foundation – uma organização que ele fundou em 1985 para promover ativamente o conceito de software livre e as liberdades e filosofias que o cercam. Então por que Richard Stallman renuncia ao cargo de presidente da Free Software Foundation?

Uma breve nota sem explicações foi encontrada no site da Free Software Foundation, que diz:

Em 16 de setembro de 2019, Richard M. Stallman, fundador e presidente da Free Software Foundation, renunciou ao cargo de presidente e de seu conselho de administração. O conselho estará conduzindo uma busca por um novo presidente, começando imediatamente. Mais detalhes da pesquisa serão publicados em fsf.org. ”

Fundação do Software Livre (FSF)
Stallman também deixou o cargo de cientista visitante do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, escrevendo em seu blog pessoal que ele está “fazendo isso devido à pressão sobre o MIT e eu sobre uma série de mal-entendidos”.

Stallman lançou as bases para o que conhecemos hoje como o sistema operacional Linux . Seu trabalho inicial de desenvolvimento em um conjunto de ferramentas GNU , como o Emacs , um compilador GCC e um automatizador de compilação (make GNU make) foram usados por Linus Torvalds na criação do kernel Linux original.

Richard Stallman renuncia ao cargo de presidente da Free Software Foundation

Porém, por que Stallman está renunciando? No momento, há apenas especulações. O momento parece ligado a um blog Medium que publicou trechos de emails de uma lista de discussão do MIT, na qual Stallman era visto como defensor do traficante de sexo Jeffrey Epstein. Todo o segmento foi vazado para a VICE, o que causou uma avalanche de cobertura da mídia.

A tutela da Software Freedom pediu sua demissão em um post com palavras fortes ontem. Um trecho desse post:

Quando considerados com outros comentários censuráveis que ele publicou ao longo dos anos, esses incidentes formam um padrão de comportamento incompatível com os objetivos do movimento do software livre. Conclamamos Stallman a deixar as posições de liderança em nosso movimento. Rejeitamos qualquer associação com um indivíduo cujas palavras e ações subvertam esses objetivos. Estamos ansiosos para ver a ação da FSF nesta questão e queremos enfatizar que permitir que Stallman continue mantendo uma posição de liderança seria um compromisso inaceitável. Mais importante ainda, não podemos apoiar ninguém, direta ou indiretamente, que tolera o perigo de pessoas vulneráveis racionalizando qualquer parte do comportamento de predadores.

Software Freedom Conservancy

Stallman foi frequentemente criticado por suas opiniões sobre vários outros assuntos. Em seu blog pessoal, ele pedia a legalização da prostituição, adultério, necrofilia, bestialidade, posse de pornografia infantil e até incesto e pedofiliaEm suas próprias palavras :

Todos esses atos devem ser legais, desde que ninguém seja coagido. Eles são ilegais apenas por causa do preconceito e da mente estreita.

Controvérsia à parte, Stallman contribuiu bastante para o movimento do software livre, criando e promovendo a idéia de que os usuários deveriam ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.

Free Software Foundation foi fundada para defender esses e outros direitos do usuário. Você pode ler mais sobre a FSF em seu site oficial.

Fonte: Forbes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Richard Stallman tem pensamentos estranhos sobre pedofilia

Richard Stallman tem pensamentos estranhos sobre pedofilia

kernel GNU Linux-Libre 5.3 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

kernel GNU Linux-Libre 5.3 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade